JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
30/04/2022 às 15h38min - Atualizada em 30/04/2022 às 15h36min

Exposição “Eguns dançam entre Necro&Ikupolítica”, da Cia de Teatro da Ufba, traz reflexão sobre a política de morte contra a população negra no Brasil.

Inspirado no seminário apresentado por Ângela Davis na UFBA, a obra tem o canto de Lazzo Matumbi e foi um dos últimos projetos do maestro Letieres Leite. Abertura ocorre na segunda (2), no Goethe-Institut.

VEM COM A VAN!

VEM COM A VAN!

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das celebridades e do entretenimento.

Por Van Carvalho
Fotos: Divulgação
A partir da próxima segunda-feira (2), às 18h, vai acontecer no Goethe-Institut a abertura da exposição artística “Eguns dançam entre Necro&Ikupolítica – Encruzilhadas poéticas entre o vídeo e a performance”. Com direção artística de Stênio Soares, professor da Escola de Teatro da UFBA, o projeto tem a participação de Lazzo Matumbi e teve como uma de suas inspirações o seminário apresentado no mês passado de forma virtual, pela UFBA, com as ativistas Ângela Davis, Gina Dent, Carmen Luz e Ângelo Flávio, trazendo uma reflexão sobre a necropolítica – a política de morte promovida pelo Estado brasileiro que tem como alvo deliberado a população negra.

A exposição é composta por dez videoperfomances, distribuídas por três galerias e envolvendo mais de 20 artistas. O projeto foi um dos últimos aprovados pelo maestro Letieres Leite, pouco dias antes de sua morte. Algumas obras de Letieres foram adaptadas e incorporadas para composição da trilha sonora. Parte dos figurinos é assinada pelo artista plástico Alberto Pitta, criador do Cortejo Afro.

Os espectadores irão encontrar na exposição alegorias do universo religioso afro-brasileiro, além da videoperformance criadas nos últimos meses pela Cia de Teatro da Ufba registradas em Salvador e Itaparica a partir de seis vozes de eguns (espíritos dos mortos) vítimas da necropolítica, e outras duas vozes que serão transmitidas de forma digital, através de qrcode e também da internet.

“Eguns dançam entre Necro&Ikupolítica - Encruzilhadas poéticas entre o vídeo e a performance” fica em cartaz até o dia 4 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h, com entrada gratuita.

*Ficha técnica*

Stênio Soares (direção artística), Evani Tavares (direção de atrizes), Leonardo Luz (direção de movimento), Daniele Souza (assistente de direção), Denise Carrascoza (dramaturgia ritual), música de Letieres Leite, canto de Lazzo Matumbi, solos e coreografia de Nadir Nóbrega.

*SERVIÇO*

*Exposição “Eguns dançam entre Necro&Ikupolítica”*
*Quando*: A partir de 2 de maio até 4 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 17h
*Onde*: Goethe-Institut, Corredor da Vitória
*Entrada Franca*
_É necessário o uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação_
Link
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp