05/09/2017 às 05h39min - Atualizada em 04/09/2017 às 13h39min

Do palco das escolas para dentro dos livros

ANA GUEDES - ANA GUEDES
DIVULGAÇÃO
Hoje trago uma dica literária: a escritora e educadora Elisabete da Cruz 

 
Quando o método de ensino construtivista estava prestes a entrar em algumas escolas brasileiras, a educadora Elisabete da Cruz já aplicava em suas aulas, instigando a curiosidade das crianças, fazendo-as participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação.   


 “Sonhei várias vezes que eu estava em um palco me apresentando para as crianças, cheguei até a pensar que eu seria atriz, mas entendi que o meu palco era o da sala de aula”, relembra a educadora, que quando criança brincava de ser professora.


Elisabete chegava fantasiada em suas aulas, levava as crianças na praça para explorar suas temáticas, algo incomum para a época, mas super aprovado pelas famílias.
Só que o sonho da educadora era maior, ela queria levar a sua proposta a mais crianças. Nascia assim,  a Eloin, uma consultoria de roteiros pedagógicos e projetos personalizados, criada com o propósito de transformar ideias em experiências enriquecedoras.
“Estou sempre buscando lugares inovadores e inusitados para realizar meus projetos de experimentação, algo que realmente possa contribuir para a formação das crianças”, conta.
Em 2013, nasceu a autora Elisabete da Cruz, que passou a transmitir para suas histórias a essência deste aprender brincando.
“Eu sempre gostei de ler e, quando criança, pedia livros de presente, mas nunca imaginei que eu escreveria os meus próprios livros”, lembra.
O primeiro livro chamado Meu Amigo Flip, aconteceu a convite da Editora Trilha das Letras, em 2015, e foi  um verdadeiro sucesso. Em 2016 vieram  “Crianças de cá e crianças de lá”, com pré-lançamento na Frankfurt Book Fair, a maior feira literária do Mundo e  em 2017 “Mãos na terra” viajou para a Bologna Children´s Book Fair, ambos pela  Cria editora. “Biomilda- Diário de viagem”, “Eu e meu amigo curumim” e “Cor de pele”  em 2017, chegaram preparados cuidadosamente pelas mãos habilidosas da  editora Suinara e conquistaram alunos e educadores.
A autora faz questão de transformar suas histórias em “projetos”; uma maneira diferente de trabalhar o incentivo a leitura e estimular a prática de atitudes inovadoras, tudo acompanhado por ela e sua equipe, por meio de encontros, sessões de  autógrafos, oficinas interativas, formação de educadores, acompanhamento on line, campanhas, mostra cultural  e ações que envolvam alunos, pais e comunidade.


Uma autora que  vivencia diariamente experiências enriquecedoras com crianças e educadores. Entende das demandas educacionais e utiliza seus livros como elementos disparadores  para  a execução de projetos, dentro  e fora da  sala de aula.


Sobre Elisabete da Cruz


Elisabete da Cruz é educadora, autora, empresária e produtora executiva na área de projetos culturais, educativos e de entretenimento, envolvendo públicos de todas as idades. Destaca-se em sua carreira pela concepção, produção e apresentação do programa “Educação que Bicho é esse?”, da TV UOL, um dos pioneiros do segmento via web. Também foi responsável pela criação e implementação do Parque de Vivências Explora Mundi, onde realizou Festivais multiculturais de relevância ímpar para a educação. Projetos  renomados como  os Festivais  Indígena  Ymãguaré Ayguá e África Mundi,  Viajando pelo Mundo que Brinca, Uma viagem pelos Biomas brasileiros, O folclore nos cinco cantos do Brasil,  Sustentabilidade e Literatura & Brincadeiras, também fazem parte de seu currículo.  Com formação acadêmica em Pedagogia e especialização em Educação Transdisciplinar, atualmente presta consultoria de negócios para várias regiões do Brasil e é diretora executiva da Eloin – Educação pela Experimentação, uma empresa especializada em roteiros e projetos pedagógicos.
 
Eloin
Site:  www.eloin.com
Instagram: @eloineducacao
 
Link
Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

52.5%
23.7%
0%
5.1%
5.1%
1.7%
0%
1.7%
0%
1.7%
1.7%
5.1%
0%
0%
1.7%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp