02/02/2020 às 14h30min - Atualizada em 02/02/2020 às 14h30min

ODOYÁ! ODOYÁ! SALVE IEMANJÁ!

ANA GUEDES - ANA GUEDES
Hoje é dia de festa de mar. Mar da Bahia. É uma relação de fé entre o povo praieiro e Iemanjá. Enfim, é um dia de agradecer.
Praia da Paciência, no Rio Vermelho, lotada de devotos do candomblé, pescadores e turistas reverenciando a Rainha do mar.  Este ano, serão 500 balaios que irão levar os presentes. A festa ganha mais um toque especial:  torna-se oficialmente Patrimônio Cultural de Salvador, sendo inserida no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações. 
Os presentes não ficam restritos apenas nas aguas salgadas. As aguas doces do Dique do Tororó e na Lagoa do Abaeté, no famoso bairro de Itapuã, devotos de Oxum também colocam seus presentes.
A festa no mar não fica restrita a capital baiana. A tradição dos  pescadores de agradecer e fazer a procissão marítima se estende em todas as praias ao longo  da Baia  de Todos os Santos, porém as costas de Camaçari e Lauro de Freitas  também se rende a Rainha do mar. Nas praias de Arembepe, Jauá, Buraquinho e Itacimirim também tem cortejos marítimos e missas solenes. 
O mesmo ocorre na Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. A procissão marítima com saveiros e lanchas levam flores e presentes para a divindade do mar. 
Em Ilhéus, dois eventos estão programados neste dia 2 de fevereiro: Um acontece no bairro do Malhado, outro na praia de Nova Brasília, no Pontal. Iemanjá é a padroeira dos pescadores. 
No sincretismo religioso, Iemanjá está relacionada Nossa Senhora. Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria celebrada neste dia.
Por isso, não podemos esquecer que o dia a de Nossa Senhora das Candeias comemora-se a 2 de fevereiro. Em Santo Amaro, terra de Caetano e Maria Bethânia, se encerra a festa de Nossa Senhora da Purificação, cuja lavagem profana ocorre sempre no último domingo de janeiro. Na Igreja Ortodoxa e outras Igrejas Católicas, ela é uma das doze Grandes Festas, sendo uma das celebrações mais antigas.
Hoje, também, a Festa é do Padroeiro dos Pescadores de Busca Vida: São Francisco de Assis. A Colônia dos Pescadores da região organizou os festejos. Haverá uma missa de gala, além de procissões marítima e terrestre.
Enfim, festa é que não falta hoje neste 2 de fevereiro. Aproveite.
Veja a Festa de Iemanjá 2020: https://youtu.be/6wnZrhPvqMk
Link
Relacionadas »
Comentários »

ONDE VOCÊ PREFERE ASSISTIR A FILMES?

61.1%
5.6%
27.8%
5.6%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp