26/08/2020 às 18h43min - Atualizada em 26/08/2020 às 18h38min

Os professores são pilares da sociedade

Foto do acervo pessoal de Rita Machado: Rita e sua antiga professora Creuza, que a influenciou profundamente.
A Constituição Federal de 1988, no artigo 205 diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". (grifo nosso)

Ainda nessa mesma esteira, o artigo 206, também da Constituição Federal, informa sobre quais princípios o ensino será ministrado. E a redação do inciso V do artigo supracitado diz o seguinte: “valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas”. (grifo nosso)

Não apenas a Constituição Federal, mas outras normas, como o Estatuto do Idoso, por exemplo, mostra que o dever de cuidar ou de educar, não deve recair apenas para o Estado. A família de maneira específica e a sociedade de maneira geral também são estimuladas a contribuir.

E, em que pese tudo isso, os professores são muitas vezes negligenciados. Como citei, há um dever de todos em contribuir, porém é de conhecimento geral que o ensinar, a forma de passar o assunto, seja qual for, é de responsabilidade dos professores. Por isso é de fundamental importância a real valorização da classe. Muitos deles podem ser chamados de mestres. Não pela titulação acadêmica (mestrado), mas porque realmente transmitem ensinamentos que carregamos para a vida!

Infelizmente, a classe tem sofrido com a violência e com a desvalorização. De um lado são comuns denúncias ou vídeos com agressão a professores feitos por alunos ou mesmo pelos pais! Do outro lado, assistimos praticamente todos os anos eles reivindicarem por melhorias que são legítimas.

Qualquer país desenvolvido do mundo teve como pilar a educação. Não tem como formar cidadãos e cidadãs sem que haja a devida valorização dessa área. É como um ciclo. O professor influencia o aluno, que à medida que cresce também vai sendo forjado como cidadão. Por sua vez esse cidadão terá filhos, que irão à escola e terão professores que também influenciarão eles e assim por diante. É dessa maneira que é possível transformar a sociedade: com educação. E os professores são os pilares disso.

Convido mais uma vez para visitarem o perfil oficial da pré-candidata a vereadora Rita Machado (@_ritamachadooficial), assistam as lives e entrem em contato diretamente com ela pelo canal "Fale comigo" ou também pelo direct.  Todos(as) são bem-vindos(as)! 
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.8%
0%
5.0%
3.8%
2.5%
0%
1.2%
0%
1.2%
1.2%
5.0%
0%
0%
1.2%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp