28/08/2020 às 21h48min - Atualizada em 28/08/2020 às 21h45min

Seu direito: Estacionamento tem responsabilidade sobre danos ao veículo

Marcus Barreto e Rita Machado
Com certeza quem já estacionou o carro em estacionamentos de shoppings, supermercados ou mesmo em algum estacionamento privativo, já deve ter lido no cartão de acesso ou no ticket a frase “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo” ou variações da mesma. E muita gente tende a pensar que um estabelecimento ou um estacionamento não colocaria esse aviso se isso não fosse verdade, correto?

Errado! Apesar do corriqueiro aviso, que de certa forma livraria o estabelecimento de arcar com eventuais prejuízos, tal cláusula é abusiva e, portanto, nula de pleno direito. Não importa se o estacionamento é privativo ou se é uma cortesia proporcionada pelo estabelecimento.

O caput do artigo 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) diz:

“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”. (grifo nosso)

Na mesma esteira, a Súmula 130 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) assevera: “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.

Em resumo: independente de culpa por parte do fornecedor de serviços, enquanto o veículo estiver sob os cuidados do estacionamento, a responsabilidade sobre eventuais prejuízos ao consumidor, sejam danos, furtos ou outro tipo de prejuízo, desde que comprovados, é do estabelecimento ou do estacionamento.

Aproveitando, faço o convite para visitarem o perfil oficial da pré-candidata a vereadora Rita Machado (@_ritamachadooficial), assistam as lives e entrem em contato diretamente com ela pelo canal "Fale comigo" ou também pelo direct. Todos(as) são bem-vindos(as)! 
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.8%
0%
5.0%
3.8%
2.5%
0%
1.2%
0%
1.2%
1.2%
5.0%
0%
0%
1.2%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp