JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
04/09/2020 às 22h20min - Atualizada em 04/09/2020 às 22h13min

A intolerância religiosa e a vida em sociedade

Marcus Barreto e Rita Machado
Imagem retirada do site vidasuave.com.br
A palavra em português “religião” vem do latim “religio”, que significa lei divina, culto. Disso não há questionamentos a respeito da etimologia. Porém, quanto ao verbo do qual se origina esse substantivo, há divergências. Atualmente a versão mais aceita é que o verbo em latim seria “religare”, que significa religar, apertar, atar. Ou seja, caberia a religião a função de religar os homens à divindade. Outra versão é que o verbo seria “relegere”, que significa reler, revisitar. Nesse sentido a religião, através da releitura constante dos textos da doutrina religiosa, teria o papel de retomar uma vida espiritual, já que a vida “mundana” afasta o homem.

Seja qual for a real interpretação da origem da palavra, o fato é que vivemos num mundo plural onde há milhares de crenças. Aqui no Brasil, a liberdade religiosa é garantida pela Constituição Federal, como cita o Artigo 5º, inciso VI: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença”. Notemos, porém, que o mesmo inciso que garante a liberdade de crença, garante a liberdade de consciência. Ou seja, não há problema em pensar diferente das religiões, crenças ou mesmo de quem não crê em nada.

Entretanto, o fato de haver garantia constitucional sobre a liberdade de consciência e de crença, não implica que o mesmo ordenamento jurídico nacional permita a intolerância religiosa. Inclusive o ato de escarnecer (zombar) publicamente alguém por crença ou função religiosa é crime, conforme artigo 208 do Código Penal.

A pessoa tem o direito de buscar sua religação (religare) ou sua retomada (relegere) com o divino da forma que achar melhor. Ou mesmo se entender que nem o divino ou qualquer coisa que se assemelhe exista! A chave da compreensão, para usar uma palavra muito utilizada atualmente, é a empatia. Não é necessário crer da mesma forma que o outro. Mas respeitar e se colocar no lugar dele. Dessa maneira, a vida em sociedade será muito mais harmoniosa.

Hoje, sexta feira, dia sagrado para alguns e mais um dia para outros,a pré-candidata Rita Machado tocou no assunto de intolerância religiosa na live realizada. E aproveitando o ensejo, visitem o perfil oficial da Rita (@_ritamachadooficial), assistam e participem das lives e entrem em contato diretamente com ela pelo canal "Fale comigo" ou pelo direct.  Todos(as) são bem-vindos(as)! 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp