JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
16/04/2024 às 15h40min - Atualizada em 16/04/2024 às 15h38min

Detetives da Energia em Cena” chega do Rio e faz espetáculos gratuitos em escolas públicas de Pojuca

As oito apresentações acontecem nos dias 24, 25 e 26 de abril, em cinco escolas públicas municipais

VEM COM A VAN!

VEM COM A VAN!

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo das celebridades e do entretenimento.

Por Van Carvalho
Fotos: Renan Marinho


Chega à Bahia para realizar apresentações gratuitas em escolas públicas na cidade de Pojuca o espetáculo infantojuvenil “Detetives da Energia em Cena”, que fala sobre a geração e usos da energia, fatos históricos e assuntos relacionados ao meio ambiente. Conceitos que as crianças aprendem na sala de aula saem dos livros escolares para ganhar vida em cena, utilizando a linguagem do teatro, em um espetáculo com muita música e bonecos. As oito apresentações acontecem nos dias 24, 25 e 26 de abril, em cinco escolas públicas municipais.  Uma apresentação será para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outra para estudantes PcDs. A classificação indicativa é livre, e os espetáculos são 100% acessíveis com presença de intérpretes de Libras e monitor de apoio para mobilidade e audiodescrição. “Detetives da Energia em Cena” é apresentado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, PetroReconcavo SA a e BRQ Soluções em Informática Ltda.
 
Como tudo começa - Nada pior que um apagão para interromper a rotina diária… E é assim que a história começa, que traz a questão: “De onde vem a energia que chega em nossas casas?”. Um marcador de consumo elétrico, capaz de deslocar todos no tempo e no espaço, proporciona um passeio por multiversos, e assim como detetives, o elenco vai encontrando respostas para saber as formas e os caminhos da energia.

No desenrolar da história três anfitriões surgem de épocas e países diferentes. São personagens que contribuíram para o uso da energia dos ventos, do sol e da água, suas pesquisas foram somadas a novos estudos para atingirmos as tecnologias que temos hoje em dia. E mais, o espetáculo, além de incentivar o pensamento científico, enfatiza o protagonismo feminino. Antes somente personagens masculinos apareciam nesta história, mas em “Detetives da Energia em Cena” são mostrados feitos de duas mulheres, a brasileira Enedina Alves Marques e a húngaro-americana Mária Telkes. 

Elenco - O protagonismo feminino também se faz presente no elenco, composto por cinco artistas, sendo quatro mulheres que cantam, tocam instrumentos e 



manipulam bonecos. Agnes Brichta é filha do ator baiano Vladmir Brichta. Cantora e atriz desde 2002, seu último trabalho foi a personagem Tina na novela das sete da Globo, “Quanto Mais Vida Melhor”, em 2022; Letícia Mendes é atriz, dramaturga, contadora de histórias e realiza performances; Melina Ceribelli iniciou seus estudos de teatro em 2008, cria cenografias e é musicista, canta, toca violão e percussão; Naíma é atriz, cantora, poeta, ritmista e interpreta a personagem Thaís na série "Impuros" da plataforma de streaming Star +. Para completar o elenco, o ator Thiago Franzé, é formado em Atuação Cênica pela UNIRIO, seu último trabalho foi a novela "Poliana Moça", do SBT, que ficou no ar entre 2022 e 2023, fazendo o personagem André. Em Pojuca foi convidado o músico e professor Xexéu Nascimento, violonista que faz parte de um grupo de forró e que tem na família tios tocadores de sanfona e violão.

Em “Detetives da Energia em Cena” vamos conhecer o trabalho de:

- Herman Moll (1654 - 1732) foi um cartógrafo, gravurista e editor neerlandês que vivia em Londres e fez o primeiro mapa dos ventos, fundamental para deslocar pelos mares os navegadores com maior eficiência e rapidez. A partir da conversa sobre a força do vento, apresentamos a possibilidade de geração de energia elétrica com aerogeradores.

- Mária Telkes (1900 - 1995) foi uma cientista e inventora húngaro-americana que desenvolveu a primeira casa aquecida com uso de painéis solares, na época ainda não existia nenhum uso do sol como fonte para energia e sua pesquisa foi pioneira, fundamental para criação das tecnologias atuais para aproveitamento da energia solar.

- Enedina Alves Marques (1913 - 1981), primeira mulher a se formar em engenharia no estado do Paraná e a primeira engenheira negra do Brasil, participou do planejamento da Usina Hidrelétrica de Capivari-Cachoeira, a maior central elétrica subterrânea do Brasil.


Agenda de apresentações Pojuca, Bahia

24/04/2024 - quarta-feira
Horários: 10h30 e 14hs
Escola Municipal Otoniel Nogueira Libório e João da Costa Libório
Endereço: Colégio 29 de Julho, Av Luiz Eduardo Magalhães S/N. – bairro Luiz Eduardo Magalhães.

25/04/2024 - quinta-feira
Horários: 10h30 e 14hs
Escola Municipal Conselheiro Saraiva
Endereço: Rua Conselheiro Chaves nº 10 - Centro

25/04/2024 - quinta-feira 
Horário: 19h 
EJA Francisco Magalhães Neto
Endereço: Rua Lindauro Silva Santos - R. da Star

26/04/2024 - sexta-feira
Horários: 10h30, 13h30 e 15h = Apresentação Acessível    
Escola Municipal Professor Eudes José Argolo Guimarães
Endereço: Rua J, S/N – bairro Los Angeles

Curadoria do projeto  - A curadoria é da escritora e produtora cultural Daniela Chindler, que tem em sua trajetória diversas ações em museus, centros culturais e espetáculos infantojuvenis. “Para que a história se desenrole usa-se o faz de conta. Os espectadores do teatro compactuam com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências?” – diz Daniela.  A escritora coordenou diversos projetos de difusão da literatura e foi curadora da programação infantojuvenil da 8ª e 9ª edições da Bienal do Livro do Rio de Janeiro (1997 e 99), 1ª Bienal do Livro Amazonas (2012) e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2013) e curadora do espaço infantil “Entre Letras” da 18ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro (2017). 



Daniela Chindler é escritora de livros infantis premiados como Bibliotecas do Mundo (2012) que recebeu o prêmio Malba Tahan de Melhor livro informativo do ano para crianças e jovens pela FNLIJ.  Daniela é diretora da Sapoti Projetos Culturais, que atua na área de Educação e Cultura com ações de incentivo à leitura, produção de exposições e coordenação de projetos educativos de museus, centros culturais e sítios históricos. Atualmente, é coordenadora do programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Há 30 anos desenvolve projetos em educação não-formal. 

Guilherme Miranda – Direção, direção musical e trilha sonora original 
Desde 2008, realiza intervenções artísticas como palhaço em hospitais públicos. Diretor artístico do projeto “Roda de Palhaço”. Em parceria com a Sapoti dirigiu e compôs a trilha para os espetáculos “Bibliotecas do Mundo”, “Bibliotecas do Brasil”, “Ô abre a roda” e trilha sonora das séries educativas: “Quando a Máquina Pensa” e “Histórias que Trazemos na Mala” Em 2020, juntamente com Madá Nery fez a direção musical do coral internacional de palhaços "Haharmonics - The WhyNot Clown Choir". Recebeu as seguintes indicações para prêmios de trilha sonora original pelos seguintes espetáculos: Amar é o Crime Perfeito"(Cenym/2019) e "Elefante" (CBTIJ/2023)

Ficha Técnica
Roteiro: Daniela Chindler com colaboração de Flavia Rocha, Gil Cardoso e Guilherme Miranda
Direção cênica, musical e músicas originais: Guilherme Miranda
Bonecos: Alyne Rocha / Ilustração cênica: Yasmin Rainho 
Desenho de adereços e figurinos: Flavia Rocha
Costureiras: Eliane Borges da Silva, Angela Loesch e Rita de Cássia
Elenco: Agnes Brichta, Letícia Mendes, Melina Ciribelli, Naíma e Thiago Franzé
Músico convidado em Pojuca, Bahia: Ancelmo Xexéu Nascimento
Coordenação de Produção: Daniela Chindler e Flavia Rocha


Sobre a Produtora Sapoti - A Sapoti é uma produtora de conteúdo na área da educação não-formal. Acreditamos que o conhecimento pode ser construído e compartilhado de forma criativa. Espetáculos, livros, exposições, ações educativas, vídeo em Libras e aplicativos acessíveis são alguns dos meios que escolhemos para contar histórias.

Na área de Meio Ambiente coordenamos as ações educativas no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (de 2012 a 2015 e no ano de 2019), e no Museu Light da Energia (novembro de 2012 a abril de 2016).  A pesquisa para a redação do roteiro foi realizada por Gil Cardoso que atuou coordenador de ações educativas no Museu do Meio Ambiente. 

 
Link
Leia Também »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp