03/05/2021 às 16h19min - Atualizada em 04/05/2021 às 00h00min

Como trocar o cooler do seu computador?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O chip da CPU gera uma alta quantidade de calor e, por esse motivo, é importante não somente ter cooler para pc, mas também trocá-lo.

 

Não é incomum que um chip funcionando corretamente tenha a temperatura de 85 graus Celsius - 185 graus Fahrenheit - quando está funcionando bem e já tem um cooler instalado. 

 

Se você não tiver um cooler de CPU, o processador do seu computador pode literalmente derreter. 

 

Embora o gerenciamento de calor seja um problema sério em computadores muito usados, até mesmo um que seja utilizado com fim comercial, que fica em um cubo e executa e-mail e processamento de texto o dia todo, pode superaquecer se precisar de um cooler de CPU e não tiver um.

 

Portanto, além de fazer a instalação do cooler, também é importante trocá-lo quando necessário. 

 

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira as dicas que separamos! 



 

Dicas para trocar o cooler do PC

Para evitar que o seu PC ou notebook superaqueça é muito importante tomar alguns cuidados, e um deles é instalar um cooler ou trocá-lo. 

 

Se você precisa instalar um cooler no seu computador, ou fazer a sua troca, mas não sabe como fazer isso, aqui estão algumas dicas - passo a passo - que poderão te ajudar. 

 

1. Desligue o computador e desconecte-o da tomada.

 

2. Remova a tampa do gabinete e deixe seu interior esfriar. Se você sabe que a CPU do seu computador está muito quente, tente configurar uma ventoinha para soprar enquanto o gabinete está aberto ou deixe-a esfriar por algumas horas.

 

3. Verifique a temperatura da CPU movendo gradualmente a mão para mais perto dela. Se ainda estiver quente demais para tocar confortavelmente, espere até que termine de esfriar.

4. Limpe a superfície superior da CPU, às vezes chamada de dissipador de calor, esfregando-a com um pano sem fiapos umedecido com um pouco de álcool isopropílico puro ou limpador feito com álcool que é seguro para eletrônicos. 

 

Repita o processo, limpando a superfície do cooler da CPU que vai tocar na sua CPU.

 

5. Esfregue um pouco de pasta térmica na superfície superior da CPU e na superfície de contato do cooler. 

 

Use um movimento circular, muito parecido com o que faria para polir uma superfície. 

 

Esse processo ajuda a preencher buracos e rachaduras microscópicas em ambas as superfícies para que o calor possa fluir mais facilmente da CPU para o refrigerador.

 

6. Coloque uma pequena gota - talvez de 2 a 3 mm de diâmetro - de pasta térmica no meio do dissipador de calor do chip da CPU. 

 

Você deve ter o suficiente para que se espalhe para criar uma camada muito fina de pasta quando for comprimida entre o chip e o refrigerador. 

 

Se você tiver muito pouco, toda a superfície não ficará coberta, mas se você tiver muito, irá escorrer e fazer uma bagunça.

 

7. Abaixe o cooler da CPU sobre o chip e trave-o no lugar. Coolers para processadores AMD geralmente têm dois clipes que se prendem a suportes em cada lado da CPU e também têm um mecanismo de travamento usando uma alavanca ou parafusos. 

 

Os coolers para processadores Intel têm quatro pinos que se prendem em orifícios nos cantos do processador. Levante os pinos, coloque o cooler em cima da CPU e coloque suas guias de montagem sobre os orifícios da placa-mãe. 

 

Depois disso, empurre os pinos na placa-mãe, conectando-os em um padrão X - prendendo os cantos opostos ao invés de fazer uma caixa ao redor do cooler.



 

8. Una o conector de alimentação da ventoinha do cooler da CPU a um conector de alimentação próximo na placa-mãe. 

 

Normalmente, o conector terá três ou quatro pinos, enquanto o conector da placa-mãe terá quatro pinos. 

Se você tiver uma ventoinha de três pinos e um conector de placa-mãe de quatro pinos, conecte a ventoinha de forma que, quando a aba de plástico de travamento do conector estiver atrás de seus pinos, o que está mais à esquerda do conector de quatro pinos da placa-mãe não seja usado.

 

9. Conecte o computador novamente na parede e ligue-o. Se aparecer uma mensagem de erro ou se você não vir a ventoinha do cooler do processador girando, desligue o computador, desconecte-o e reconecte o conector de alimentação.

 

10. Feche a caixa do seu computador.

 

Conclusão

O cooler do computador é um componente extremamente importante para prolongar a vida útil da máquina. 

 

Quando um PC não tem um cooler ou não tem um que funcione corretamente, corre o risco de superaquecer e ser danificado. 

 

Neste artigo, você aprendeu como instalar ou trocar o seu cooler do seu computador para evitar possíveis problemas. 

 

Caso tenha dúvidas, procure por mais informações na internet ou busque pela ajuda de um profissional, para que possa trocar o cooler de maneira eficaz. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja mais fácil como trocar o cooler do seu computador! 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

ONDE VOCÊ PREFERE ASSISTIR A FILMES?

69.2%
3.8%
19.2%
7.7%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp