Consciência e reconhecimento da marca: a primeira coisa que você precisa saber sobre a sua marca é o fato de que é a imagem que as pessoas veem quando ouvem sobre sua empresa. Isso mesmo, uma imagem! Isso por si só é mais do que suficiente para testemunhar sobre a importância da identidade visual na construção de uma marca forte.
Aprenda sobre o seu público-alvo: embora alguns empreendedores possam sentir que estão construindo um legado ou trabalhando em sua própria imagem, a verdade é que a história da sua empresa não é uma história sobre você, mas sobre seus clientes. Como tal, você precisa aprender quem é o protagonista da história muito antes de começar a contá-la. Para isso, você precisa pesquisar seu público.
Senso de continuidade: com o passar dos anos, sua marca evoluirá, crescerá e se expandirá. Com isso, você pode sentir a necessidade de fazer um “lifting facial” em torno dele e mudar seu logotipo ou slogan. Quando isso acontecer, você precisará encontrar uma maneira de manter pelo menos algum senso de continuidade. Para se ter uma ideia do que estamos falando, você pode dar uma olhada na evolução do logotipo de algumas das maiores tendências do mundo.
Presente em diferentes formatos: palavras são vento e é por isso que seu público espera algo um pouco mais concreto. Anteriormente, falamos sobre como o logotipo, produtos e uniformes podem ser igualmente icônicos para a identidade da sua marca. Isso ocorre porque a presença de sua marca em vários formatos fala muito sobre sua confiabilidade.
Todos podem fazer um site e até produzir uma quantidade limitada de produtos, porém, todos esses produtos, quando combinados, realmente testemunham sobre a seriedade e a legitimidade de uma marca.
Claro, isso significa que você precisa encontrar um padrão ideal para um logotipo que se traduza bem em cartões de visita, banners, pacotes de produtos, uniformes e muito mais.