JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/04/2019 às 17h23min - Atualizada em 01/04/2019 às 17h44min

Lean Institute Brasil aplica sistema lean na construção da “casa 24 horas”

Instituto implementou conceitos e práticas de gestão que eliminaram desperdícios e aumentaram produtividade, qualidade, segurança e contribuíram para a viabilidade de casa que será construída em 24 horas durante a Feicon, feira internacional de construção e arquitetura

DINO - http://www.lean.org.br
http://www.dino.com.br/releases/lean-institute-brasil-aplica-sistema-lean-na-construcao-da-“casa-24-horas”-dino890185464131
Imagem computadorizada da casa do projeto "Casa 24 horas"

O Lean Institute Brasil (www.lean.org.br) - entidade de São Paulo que há 20 anos dissemina nas empresas brasileiras o Sistema Lean, filosofia de gestão inspirado no modelo Toyota - está implementando o Sistema Lean na "Casa 24 horas", um projeto pioneiro que vai construir uma casa inteira, do começo ao fim, num período máximo de 24 horas trabalhadas.

Será na 25ª Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, que vai ocorrer de 9 a 12 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), e que vai reunir 700 empresas expositoras de produtos e serviços para o varejo, construção civil, arquitetura e formadores de opinião. A casa completa será construída nos três primeiros dias da feira, durante oito horas de trabalho em cada dia.

O Lean Institute Brasil está apoiando essa ação que envolve uma série de outras empresas parceiras. Especialistas do instituto contribuíram com a adoção de diversos conceitos e práticas lean, que conseguiram diminuir tempos de trabalhos e aumentar a produtividade da construção, o que ajudou a tornar viável a concretização de uma casa inteira em 24 horas.

Segundo Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil, os especialistas do instituto analisaram todos os processos do projeto de construção da casa e reformularam uma série de ações, eliminando desperdícios e melhorando a produtividade do trabalho, aumentando a qualidade e a segurança.

Para isso, foi utilizado, por exemplo, o conceito lean de "trabalho padronizado". Trata-se de definir de maneira precisa como cada uma das ações devem ser realizadas. Para isso, foi utilizado o conceito lean de "tempo takt", que significa o tempo exato que cada processo deve durar para atender a demanda planejada. E foi definida também a sequência precisa em que cada trabalho deve ocorrer e o estoque padrão necessário, incluindo as ferramentas necessárias para manter a execução suave, sem interrupções.

Além disso, explica Eduardo Lavocat, especialista lean do Lean Institute Brasil, conceitos de logística lean também foram implementados, para que todos os materiais necessários fossem entregues na quantidade, no tempo e no local exatos, evitando, assim, qualquer atraso. E segundo Renato Mariz, também especialista lean do instituto, houve ainda a aplicação de kaizens, típicas ações de melhoria contínua de processos produtivos, que contribuíram para, por exemplo, aumentar a rapidez da montagem das partes pré-montadas da casa.

Flávio Picchi, presidente do Instituto, explica que conceitos e práticas do sistema lean foram aplicados em todas as fases do projeto, tanto nos planejamentos, nas construções de maquetes e também nos diversos testes reais de construção que já foram realizados, que chegaram a diminuir em até 100% os tempos de execução de uma série de operações de construção.

"Esperamos, assim, contribuir com a otimização dos processos de construção civil para ajudar esse setor a se tornar mais produtivo e competitivo. Com isso, gerar mais negócios, empregos e também contribuir com a diminuição de um dos maiores problemas do país, o déficit habitacional, que é de quase oito milhões de moradias", disse Picchi.

A "Casa 24 horas" é fruto de uma parceria entre a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feicon Batimat, e a Inovatech Engenharia, consultoria de sustentabilidade na construção civil. Além do Lean Institute Brasil, a ação reúne as empresas Atai Engenharia, Buildin, Etool Brasil, Kronan Sistemas Construtivos, Makinsthal, QuattroD, Rgk Engenharia, Rubio & Luongo Arquitetura e Spot Inclusão. O projeto obedece a um padrão de construção industrializado inserido na faixa de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, numa planta de 45,6 m2, formada por sala, dois quartos, cozinha e um banheiro.

"O objetivo é construir para reduzir prazo, ter segurança e ergonomia para os operários. Isto é, nesse sistema, o trabalho é predominantemente executado em bancada, reduzindo riscos de acidentes de trabalho no canteiro. A maior parte do trabalho é feito dentro de um galpão, com qualidade e sustentabilidade", disse Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

Durante a realização da Feicon Batimat, o público poderá assistir ao vivo a construção da casa. Uma arena com arquibancada ficará aberta ao público o tempo todo durante o funcionamento da feira e da construção da edificação. As visitas ao interior da obra terão horários restritos nos três primeiros dias e serão liberadas no último dia. A construção será paralisada em momentos estratégicos, para que as visitas sejam realizadas com toda segurança, quando os patrocinadores poderão explicar as soluções adotadas aos visitantes.



Website: http://www.lean.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp