20/05/2021 às 09h55min - Atualizada em 23/05/2021 às 05h20min

Evento com representante da Unesco promove o lançamento do X Encontro Internacional de Direitos Culturais

Professor Pier Luigi Petrillo, que também é vice-presidente do Corpo de Experts da UNESCO para o Patrimônio Cultural Imaterial, participará do evento online.

DINO
https://www.youtube.com/c/GEPDCDireitosCulturais/featured.

A partir das 11 horas do próximo dia 27 de maio de 2021 ocorrerá o evento (online) de lançamento do Edital e da identidade visual do X EIDC - Encontro Internacional de Direitos Culturais, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza-CE, o qual terá lugar, como tradicionalmente ocorre, na primeira semana de outubro do ano em curso, mais precisamente dos dias 4 a 8.

Considerando que o EIDC deste ano abordará o tema "O riso, seu valor social, suas problemáticas jurídico-políticas", em face do qual se investigará a potencialidade de o humor cearense ser reconhecido como patrimônio cultural da humanidade, para realizar a primeira palestra oficial no evento de lançamento do mencionado encontro foi convidado o Professor Pier Luigi Petrillo, que ministrará a palestra "Inscrição de bens culturais imateriais na lista representativa da UNESCO: critérios normativos e estratégias políticas".

O palestrante é vice-presidente do Corpo de Experts da UNESCO para o Patrimônio Cultural Imaterial, órgão ao qual chegou depois de ter coordenado oito candidaturas exitosas de patrimônios culturais da humanidade, como a da dieta mediterrânea e a arte dos pizzaiolos de Nápoles. Academicamente, Pier Luigi Petrillo é professor de Direito Público Comparado da Universidade de Roma Unitelma Sapienza.

O evento de lançamento do X EIDC recebe o apoio institucional da Rede de Pesquisadores em Direitos Culturais e Temáticas Afins, já tendo a confirmação de grupos de pesquisas e instituições de todas as regiões do Brasil e de outros países como Argentina, Bélgica, Portugal e Itália.

A programação consistirá em:

- 11h00: Palavras de boas-vindas da Professora Gina Pompeu, Coordenadora do PPGD
- 11h05: Lançamento do livro de artigos dos palestrantes do IX EIDC, com os organizadores da publicação, Marcus Pinto Aguiar e Mateus Lins
- 11h10: Lançamento da identidade visual do X EIDC, com as pesquisadoras Juliana Cavalcante e Cheyenne Alencar
- 11h15: Lançamento do Edital do X EIDC, com os membros da Comissão Organizadora, Allan Magalhães e Humberto Cunha Filho
- 11h20: Palestra do Professor Pier Luigi Petrillo
- 12h20: Perguntas dos ouvintes e respostas do palestrante

O evento será bilíngue (português e inglês) e a participação nele será gratuita, com transmissão no canal do YouTube do GEPDC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais: https://www.youtube.com/c/GEPDCDireitosCulturais/featured.



Website: https://www.youtube.com/c/GEPDCDireitosCulturais/featured.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

51.9%
14.8%
0%
7.4%
7.4%
0%
0%
3.7%
0%
0%
3.7%
11.1%
0%
0%
0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp