JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
26/05/2021 às 17h57min - Atualizada em 26/05/2021 às 17h57min

Amanhã (27): 15ª edição do Dia Livre de Impostos

Data conscientiza consumidores e varejistas sobre como a alta carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, afeta o crescimento econômico

Por :Jhonatanbiths - Jbn Bahia
Accomunicacao

Nesta quinta-feira (27/05) a CDL Jovem, órgão da CDL Salvador, realiza na capital baiana a 15ª edição do DLI – Dia Livre de Impostos. O objetivo da campanha é conscientizar os consumidores locais e varejo a respeito das altas taxas de tributação pagas no Brasil. Para este ano, a CDL Jovem fará campanha online, com o objetivo de evitar aglomeração e proporcionar mais segurança aos consumidores no momento da compra.

 

Desde o dia 1º de maio, o site www.dialivredeimpostos.com.br está disponível para os lojistas cadastrarem sua loja, e em seguida os produtos que desejam oferecer sem o valor do imposto. “Após todos os lojistas realizarem o cadastro, basta o consumidor acessar o mesmo site, fazer o filtro de localização, e verificar quais produtos estão disponíveis para a compra. Mesmo que o cliente não aproveite nenhuma oferta, terá a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo”, explica o presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz.

 

Para a edição de 2021 do Dia Livre de Impostos, a organização espera uma participação efetiva das lojas de Salvador e Região Metropolitana, de shopping centers e de rua. “O lojista que adere à campanha estará potencializando a oportunidade de compra do cliente. Com isso sendo feito, ocorre o efeito cascata, como aumento das vendas e consequentemente do faturamento. Trata-se de uma maneira de também ajudar o empreendedor num momento de crise”, pontua Thomaz.

 

Ocupando a posição de nº 14, num ranking dos 30 países com as maiores tributações, o Brasil ainda está na última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Ainda segundo a pesquisa, os altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve, deixando produtos mais caros e uma consequente diminuição dos números do varejo. “Com isso, menos funcionários são contratados. E sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo”, finaliza o presidente da CDL Jovem de Salvador. Atualmente, o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido.

 

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2020 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal, e com a colaboração de mais de 9 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.

 

A CDL Jovem de Salvador ainda trará influenciadores digitais especialistas em finanças para debater sobre educação financeira, na próxima terça, quarta e quinta-feira (25, 26 e 27/05), sempre às 19h30, sobre os temas “A importância dos investimentos na Educação Financeira”, "Como começar a investir", e “O impacto da alta carga tributária para o empreendedor”. Os três encontros serão exibidos no perfil oficial da CDL Jovem De Salvador – @cdljovemsalvador.

 

A iniciativa integra a mobilização digital em torno da edição de 2021 do Dia Livre de Impostos (DLI), e busca ampliar o diálogo sobre a educação financeira e alta carga tributária do Brasil, debatendo o tema de maneira educativa e simplificada para os usuários da rede social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp