JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/06/2018 às 11h14min - Atualizada em 04/04/2019 às 00h00min

Fisioterapia para atletas: saiba como melhorar o desempenho funcional

A Fisioterapia esportiva fornece aos atletas, de qualquer nível de atividade, a oportunidade de trabalhar em exercícios de reabilitação funcional e específicos de esportes que os preparem para retornar ao desempenho no tempo certo;

DINO - http://physioinstitute.com.br/
http://www.dino.com.br/releases/fisioterapia-para-atletas-saiba-como-melhorar-o-desempenho-funcional-dino890174941131

Nos últimos anos a fisioterapia para atletas têm tido um papel fundamental na prevenção das lesões, assim como na resolução dos problemas mais comuns que afetam os atletas de alto rendimento, contribuindo para a redução do tempo de tratamento e retorno mais rápido à prática esportiva. A fisioterapia esportiva não apenas reabilita os atletas, mas assegura de que eles estejam em condições de retornar às atividades de forma plena.

Mas somente com uma avaliação abrangente da função de um atleta, por meio de testes de desempenho funcional, é que se terá uma noção exata desse retorno. A fisioterapia esportiva ajuda no processo de recuperação dos atletas, que também podem contar com programa Physio Runner Prevention, desenvolvido pela Physio Institute, que explicaremos melhor a seguir.

Como funciona a fisioterapia esportiva ?
A fisioterapia para atletas avalia todos os elementos da função. Para que um atleta possa realizar seus esportes de alto nível é preciso que eles tenham: força, rapidez, resistência, flexibilidade, equilíbrio e agilidade. A fisioterapia esportiva busca observar e entender o movimento humano esportivo para prevenir lesões e melhorar o desempenho e a longevidade do atleta.

A fisioterapia esportiva pode ser aplicada a atletas de esportes diferentes?
Cada modalidade esportiva exige do fisioterapeuta a planejamento de um tratamento adequado em cada caso. Os esportes que possuem mais impacto, como vôlei, corrida, futebol e basquete, apresentam uma probabilidade de desencadear problemas nos ombros, quadril, joelho e tornozelo. Esses problemas, se não tratados, podem evoluir para lesões mais sérias como, bursites, artrites, entre outras.

Nosso corpo acusa esses possíveis problemas durante a prática esportiva. Os sinais mais comuns são: dores nas articulações, queimações musculares, estalos nos ombros, joelho e quadril, pisada torta, frequentes "viradas" de pé, dormência ou formigamento nos braços e pernas, queimação próxima à região da canela, dor nos calcanhares, entre muitos outros. É importante saber o que está acontecendo com seu corpo. Identificar o que está ocorrendo agora - e que antes não acontecia - durante ou após as atividades.

Quais os benefícios da fisioterapia esportiva?
- Fornece aos atletas, de qualquer nível de atividade, a oportunidade de trabalhar em exercícios de reabilitação funcional e específicos de esportes que os preparem para retornar ao desempenho no tempo certo;

- Faz com que os atletas tenham seu potencial motor completo. Isso é conseguido através da reabilitação da lesão, retreinamento para habilidades específicas do esporte e fornecimento das ferramentas necessárias para manter a aptidão geral, força, flexibilidade e movimento;

- Estimula a motivação necessária para aderir com sucesso aos protocolos de reabilitação e atingir os objetivos de desempenho;

- Proporciona informações sobre como evitar novas lesões.

Como é feita essa fisioterapia?
A fisioterapia esportiva incorpora desafios de equilíbrio, atividades de coordenação e exercícios de fortalecimento funcional. Os atletas aprendem a controlar sua força e coordenação, enquanto se concentram em tarefas biomotoras, incluindo correr, pular, arremessar, entre outras atividades.

Alguns componentes de impacto, mudança de centro de gravidade e direção de movimento também são introduzidos no tratamento, que pode ser feito paralelamente ao programa Physio Runner Prevention . O Physio Runner Prevention e destinado especificamente a corredores, amadores ou profissionais.

Além de receberem tratamento adequado na clínica Physio Institute, que está localizada em São Paulo, os atletas melhoraram seu desempenho, ao mesmo tempo em que veem um aumento na potência, mobilidade, agilidade e flexibilidade.

Quer saber mais sobre fisioterapia preventiva esportiva ? Venha nos conhecer! Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.



Website: http://physioinstitute.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp