JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
15/06/2021 às 17h34min - Atualizada em 18/06/2021 às 10h20min

CEIVAP divulga lista de projetos habilitados no Edital do Protratar IV

Em sua quarta edição, Programa disponibiliza 40 milhões para investimentos em obras de saneamento na bacia do Paraíba do Sul

DINO
http://www.ceivap.org.br

O CEIVAP publicou a lista com os municípios e propostas de projetos habilitados na quarta edição do edital do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR). Entre os municípios que poderão ser contemplados, estão Astolfo Dutra/MG, Mar de Espanha/MG, Maripá de Minas/MG com dois projetos, Natividade/RJ, Paraibuna/SP também com dois projetos, Rio Novo/MG, São Fidélis/RJ e Trajano de Moraes/RJ.

O PROTRATAR é uma iniciativa que prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/implementação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área da bacia do rio Paraíba do Sul. O Programa, que está em sua quarta edição, já aportou quase R$ 70 milhões para serem investidos nos empreendimentos contemplados em edições anteriores.

Para este edital, foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 40 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia. De acordo com o cronograma, os municípios inabilitados terão o prazo recursal de 15 a 17 de junho, a análise dos recursos acontecerá de 18 a 21 de junho, e a divulgação final dos habilitados será publicada no dia 22 de junho, conforme previsto no edital do Programa.

Projetos habilitadas
• Astolfo Dutra/MG - Sistema de esgotamento sanitário do distrito de Sobral Pinto;
• Mar de Espanha/MG - Conclusão do projeto de ETE de Mar de Espanha;
• Maripá de Minas/MG - Comunidades rurais;
• Maripá de Minas/MG - Implementação de sistema de esgotamento sanitário do bairro
Contendas;
• Natividade/RJ - Sistema de esgotamento sanitário do distrito de Bom Jesus do
Querendo;
• Paraibuna/SP - Ampliação da rede coletora e afastamento das águas residuárias do bairro Bela Vista II;
• Paraibuna/SP - Sistema de esgotamento sanitário do bairro Colinas
• Rio Novo/MG - Sistema de esgotamento sanitário da sede e distrito de F. Campos;
• São Fidélis/RJ - Sistema de esgotamento sanitário de São Fidélis/RJ;
• Trajano de Moraes/RJ - Sistema de esgotamento sanitário de Trajano de Moraes.

Bacia do Paraíba do Sul
A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul possui 61.545,39 Km², estendendo-se por 13.944,01 km² no Estado de São Paulo (22,65%), 20.723,25 km² em Minas Gerais (33,67%) e 26.878,14 km no Rio de Janeiro (43,67%). Abrange 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A bacia tem destacada importância no cenário nacional por estar entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Atuação do CEIVAP na bacia
Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.



Website: http://www.ceivap.org.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp