JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
21/06/2021 às 20h21min - Atualizada em 21/06/2021 às 20h21min

Live Tour Salvador desvenda segredos da Barra nesta terça (22)

Por :Jhonatanbiths - Jbn Bahia
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Primeiro ponto habitado pelos primeiros portugueses, a Barra da Baía de Todos-os-Santos, bairro boêmio, histórico e um dos mais elegantes destinos da folia soteropolitana, será o próximo destino do projeto Live Tour Salvador. O apresentador José Raimundo e o repórter Pablo Vasconcellos recebem, às 16h desta terça-feira (22), os guias de turismo Pedro Costa (Alameda Turismo) e Roberto Pessoa (Lilás Turismo), além do historiador Louti Bahia. A transmissão acontece diretamente nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) do Visit Salvador da Bahia.

 

Será um bate-papo descontraído acerca da história, curiosidades e demais pormenores que fazem do local um dos maiores e melhores cartões postais de Salvador, recebendo anualmente milhares de turistas de todo o planeta, além de ser ponto de encontro do maior Carnaval de rua da terra. Com formato itinerante, o roteiro ao vivo vai partir do  Forte de São Diogo e seguirá pelo Forte de Santa Maria, Farol da Barra e Morro do Cristo.

 

Esta será a terceira edição da iniciativa que, além do programa de abertura, já abordou o charme de Itapuã e as propostas turísticas dos beach clubs. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), visa fortalecer o turismo da cidade por meio de apresentações audiovisuais exibidas na internet.

 

História e iniciativa - Presente no roteiro Barra, o diretor do Convention Bureau e da Alameda Turismo, Pedro Costa, vai falar sobre as fortificações do bairro da Barra, com destaque para o Forte de Santo Antônio da Barra (o Farol da Barra), sem esquecer das fortalezas periféricas de São Diogo e Santa Maria citando, inclusive, outros elementos da paisagem, como o monumento do Cristo. Para Costa, a Live Tour Salvador é uma grande ação, inovadora e muito bem planejada, que deverá contribuir muito para o aumento do fluxo turístico na cidade.

 

“Tenho acompanhado as lives e todas abordam importantes aspectos da cidade, mostrando muita praia, ecologia, atividades de lazer, história, cultura e arquitetura da capital. Isso é algo inédito no Brasil e deve ser louvado, desde a organização até a execução, pois, em um período como o que passamos, de anestesia por conta da pandemia, é uma grande proposta, uma ação que coloca Salvador em evidência municipal, nacional e internacional, recebendo suporte de guias, agências e demais personagens que contribuem para o sucesso do programa”, salienta.

 

Historiador e guia de turismo há mais de quatro décadas, Roberto Pessoa acredita que mostrar as belezas naturais, arquitetônicas, gastronômicas e culturais de Salvador só faz sentido se estiver atrelado à apresentação de fatos, locais e relatos que fazem da capital baiana um dos maiores sítios históricos do Brasil. “Falo do pôr do sol, mas conto as histórias dos fortes, do Cristo, de como a barreira da Baía de Todos-os-Santos – daí Barra -, dá início à geografia da cidade, que teve suas primeiras habitações portuguesas naquele trecho da península”, ressalta.

 

“Em minhas caminhadas acompanhando os visitantes, falo um pouco de cada elemento que forma a cidade, seja para turistas, estudantes de arquitetura ou de outras áreas. Se não fosse este trecho, Salvador jamais seria capital do Brasil, pois ali era o portão de entrada e recebeu ainda a primeira fortaleza das Américas, que é o Forte de Santo Antônio, também chamado Farol da Barra. Falarei de Caramuru e Catarina Paraguassú, primeiros moradores pós-descoberta, e demais informações para um verdadeiro passeio histórico pela cidade”, complementa.

 

Confira as duas últimas edições do Live Tour Salvador:

 

Itapuã: https://youtu.be/XUkGS2U3I-k

 

 

Beach Clubs: https://youtu.be/3GPNX40WKMw

  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp