JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/07/2021 às 03h05min - Atualizada em 02/07/2021 às 03h05min

TERRÁRIO, primeiro solo de Lucio Tranchesi estreia no Catálogo Brasileiro de Teatro.

O espetáculo estreia dia 02 de Julho às 20h no youtube.com/FredSoaresProduções ficando disponível em exibição até às 22h do dia 04 de Julho.

Por Van Carvalho
Fotos: Divulgação

Entre as mais de 20 atrações desenvolvidas na 21ª Edição do Catálogo Brasileiro de Teatro, uma  montagem inédita produzida exclusivamente para versão digital foi selecionada para compor a programação do projeto realizado pela Fred Soares Produções, que pela primeira vez apresentou espetáculos locais junto com produções nacionais.

 

Dentre mais de 80 inscritos , o espetáculo selecionado foi o solo “Terrário”, de Lúcio Tranchesi, com direção de  Paulo de Moraes, da Companhia Armazém de Teatro trazendo uma narrativa que engloba o tempo e a construção de uma nova realidade. O espetáculo estreia dia 02 de Julho às 20h no youtube.com/FredSoaresProduções ficando disponível em exibição até  às 22h do dia 04 de Julho.

 

Um homem solitário tem a rotina como sua maior inimiga. Isolado e sozinho em casa há muito tempo, sabe que sair seria um perigo; a morte está lá fora e a sensação de segurança está em se manter em casa.  Preso, divagando sobre suas memórias, seu passado e o incerto futuro, todo dia tenta criar algo que lhe tire do tédio, que lhe traga um pouco de arte e cor para a vida. Cansado dessa prisão imposta pelo medo, resolve arrumar uma mochila com seus velhos pertences e partir em viagem, uma viagem para dentro de suas memórias. Cria, então, um acampamento dentro de casa, seu refúgio de contemplação, sua fuga da realidade.

 

“A questão não é só o tempo, mas também o espaço, já que o personagem cria um acampamento em casa, como se estivesse em meio a natureza, numa fuga da realidade. A partir deste novo, onde surgirão memórias do contato com a natureza e com as vivências sobre o aprendizado e a escuta da intuição, da noção de sobrevivência e liberdade. Contar histórias, dividir experiências e percepções de nossas vivências é, talvez, a melhor maneira de nos aproximar das pessoas.”, exalta Lucio que divide a dramaturgia com Clara Romariz.

 

Segundo o diretor Paulo de Morais, essa lembrança de momentos são muito potentes e ressignificam a vida no caos da paralisia que estamos vivendo, trazendo essa memória mais como uma experiência ainda pulsante do que como simples reminiscência. “Quando colocamos a barraca na sala do apartamento do ator, um boneco como ouvinte e os sons do mato inundando a cena, essa simplicidade de recursos, essa precariedade, estamos buscando a cumplicidade do público, o reconhecimento de memórias que também poderiam ser nossas. Estabelecer a possibilidade de que - num momento de caos e paralisia - olhar o já vivido pode ser uma forma de criar parâmetros e perspectivas pro futuro”.


O Catálogo Brasileiro de Teatro em sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria  de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc,  direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO:


Exibição Espetáculo TERRÁRIO

De 02 a 04 de Julho

Horário: a partir das 20h de sexta até 22h de domingo

Disponível no www. youtube.com/FredSoaresProduções

 

TERRÁRIO:


argumento e atuação LUCIO TRANCHESI

dramaturgia  CLARA ROMARIZ e LUCIO TRANCHESI

direção PAULO DE MORAES

trilha sonora RICCO VIANA

concepção visual LUCIO TRANCHESI e PAULO DE MORAES

captação de imagens DANIEL VALOIS e TATI LIMA edição e montagem PAULO DE MORAES

 

direção de produção FRED SOARES

produção artística IISMAEL QUIRINO

produção executiva DANIEL VALOIS

 

realização FRED SOARES PRODUÇÕES

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp