13/07/2021 às 18h26min - Atualizada em 14/07/2021 às 00h00min

O desafio da demolição controlada na obtenção de melhores resultados

Entenda a história, o uso do método e as principais vantagens do corte e de perfuração de concreto (S.C.P.C.), tudo explicado pelo diretor da Porto Seguro Cortes e Furos, Gilberto Giassetti

SALA DA NOTÍCIA Mariana Batista
https://www.linkedin.com/pulse/o-desafio-da-demoli%C3%A7%C3%A3o-controlada-na-obten%C3%A7%C3%A3o-de-/?trackingId=e3wAF8PLRFuV7IasJjDV0w%3D%3D
         1- História
A história da utilização de ferramentas diamantadas vem dos primórdios da civilização. Na construção das pirâmides, por exemplo, foram utilizadas ferramentas diamantadas para perfurar, cortar e gravar em rocha. Naquela época as ferramentas eram bastante rudimentares, fabricadas em barras de metal ou de madeira, onde eram colocados diamantes naturais, que ao serem friccionadas sobre as rochas provocavam o seu desgaste. Essa técnica permitia a execução de furos, cortes e gravações nos blocos de rocha utilizados nas construções da época. O nome diamante é derivado grego adamasthos, que significa indomável.



     Com o passar dos anos as técnicas foram sendo aprimoradas, desenvolvimento das ferramentas diamantadas e das máquinas de cortar e perfurar concreto, conta o diretor da Porto Seguro Cortes e Furos, Gilberto Giassetti.

“Hoje podemos contar com máquinas para corte e perfuração de concreto armado muito sofisticadas e que permitem uma alta performance. Trabalhos que até a pouco tempo seriam praticamente impossíveis de serem realizados, hoje tornaram-se possíveis, graças ao desenvolvimento dessa técnica milenar”, acrescenta Giassetti.


          2 – O Mercado
   Hoje os serviços de corte e de perfuração de concreto (S.C.P.C.), são rotineiros em obras de construção civil do Brasil. O método se popularizou principalmente para a abertura de passagens para tubulações em edifícios e corte de pisos e lajes.
Os serviços de corte e perfuração de concreto também estão muito presentes na área industrial, onde os prazos de execução são exíguos, e o método passa a tornar viável e até mesmo obrigatório a sua utilização. É possível que nesses casos podemos avaliar com maior nitidez as vantagens do S.C.P.C.

            Existem hoje no país milhares, de empresas prestadoras de serviços nessa área, sendo que a maioria delas, no estado de São Paulo. “Atualmente, o setor vive uma crise devido ao grande número de empresas que estão entrando no mercado, o que torna o mercado competitivo, acirrado e pouco inteligente, e com preços praticados muito baixos”, explica Giassetti, o profissional que acompanha há mais de 20 anos este mercado.
                                                                                                                          
             3 – Vantagens do uso do método
            Existem muitas vantagens na execução de serviços de S.C.P.C, sobre os métodos convencionais, como marteletes e rompedores hidráulicos, - essas vantagens vêm se ampliando nos últimos anos e a metodologia cada vez mais aplicada para obter melhores resultados em áreas como de segurança, prazo e custos.


O diretor da PS Cortes e Furos, Gilberto Giassetti destacou os pontos mais importantes. Confira:
  • Rapidez na execução dos serviços:
- As máquinas são de alta performance com mão de obra extremamente especializada.
- Não há necessidade de retrabalhos, como acabamentos após a execução dos serviços.
  • Facilidade de mobilização:
- Os equipamentos são compactos e leves. Não precisam de grande quantidade de mão de obra para operá-los.
  • Baixo nível de ruído durante a execução dos cortes:
- Os equipamentos trabalham por desgaste e não por percussão.
  • Alto desempenho e qualidade de acabamento dos serviços:
     - Os cortes são precisos e cortam concreto e aço, deixando o acabamento alinhado e preciso.

  • Ausência de poeira na obra:
      - As máquinas usam água para refrigerar o corte, isso impede a formação de poeira.
  • Ausência de vibrações e abalos a estrutura remanescente:
- As ferramentas de diamante desgastam a estrutura a ser cortada, sem impacto e sem vibração.
  • Segurança na execução dos serviços:
     - O método oferece segurança na manutenção da estrutura remanescente e também aos operadores dos equipamentos, que em sua maioria são controlados remotamente.
  • Baixo custo dos serviços:
    - O método utiliza poucos técnicos e equipamentos. É necessário avaliar outras questões como serviços complementares de retoques, enchimentos, corte de ferragens, retrabalhos, em geral. Também esteja atento ao ganho de prazo no cronograma da obra, ao estudar a possibilidade de remover grandes volumes de concreto com poucos cortes, o que garante em alguns casos o reaproveitamento das estruturas cortadas.
  • Trabalhos em condições adversas:
     - Os equipamentos são operados remotamente, permitindo trabalho em condições inóspitas de temperatura, umidade, ambientes tóxicos, subaquáticos e áreas classificadas como explosivas.
 
  • Respeito ao meio ambiente:
   - O conceito de sustentabilidade envolve toda a cadeia produtiva desde o início, e na construção civil não é diferente, as práticas começam na formação e no desenvolvimento social e profissional dos técnicos, passando pela utilização de materiais ecologicamente corretos nas obras.
        
  O método não utiliza combustível fóssil como fonte de energia, não gera entulhos, não gera poeira, nem ruído e permite até o reaproveitamento da água usada na refrigeração, se for o caso.

        
   Com procedimentos modernos e equipamentos de última geração nós da  Porto Seguro, realizamos trabalhos nas maiores obras do país, - trazendo soluções de engenharia em condições adversas, com segurança, baixos custos, rapidez e respeito ao meio ambiente.


                    
Sobre a PS Cortes e Furos

A Porto Seguro Cortes e Furos iniciou suas atividades no ano de 1994, dedicando-se inicialmente à prestação de serviços de corte e perfuração de concreto, aço, refratário e outros materiais com ferramentas diamantadas, sempre buscando satisfazer seus clientes, adquirindo equipamentos de ponta, para proporcionar maior qualidade, confiabilidade e preços competitivos.
 
A empresa tem sua sede em Jundiaí/SP e hoje é referência nacional nessa atividade por possuir modernos equipamentos, máquinas das melhores marcas disponíveis no mercado e, principalmente, equipe capacitada, composta por pessoas treinadas e qualificadas para prestar serviços com soluções completas aos clientes, para todas as obras.

Referência no mercado industrial e construção civil, seus principais serviços são corte de concreto e perfuração, vedação Link Seal, microvala para fibra ótica e outros. Atende no Brasil e exterior.

Mais informações:
https://www.pscortesefuros.com.br/

Siga a PS Cortes e Furos: @pscortesefuros e PS Cortes e Furos Ltda no Linkedin.

Informações à imprensa:
Mariana Batista
pormarianabatista@gmail.com
+55 (13) 95538-3027
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

58.1%
16.3%
0%
7.0%
4.7%
2.3%
0%
2.3%
0%
0%
2.3%
7.0%
0%
0%
0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp