14/07/2021 às 11h51min - Atualizada em 15/07/2021 às 00h00min

Com dias mais frios, especialista dá dicas para controlar a hipertensão

Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera comenta quais são os principais alimentos que ajudam a prevenir a doença

SALA DA NOTÍCIA Imprensa | Kroton
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O inverno é marcado por temperaturas mais baixas e, consequentemente, por um aumento de pessoas com problemas de Hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, que precisam de atenção especial para controlar a comorbidade nesta época do ano. Isso se deve, principalmente, ao fato de o frio provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos e o aumento da liberação de adrenalina, o que resulta na elevação da pressão arterial. Além disso, com os dias mais secos nas cidades, o aumento da poluição contribui para doenças respiratórias que também sobrecarregam o coração.

No entanto, um dos principais fatores de risco da Hipertensão é a má alimentação e o sedentarismo. “Pacientes hipertensos precisam estar atentos, uma vez que necessitam de acompanhamento nutricional, uma alimentação saudável e balanceada e continuação de atividades físicas nos meses de inverno”, comenta Patrícia Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera. Segundo a especialista, não só pessoas hipertensas, mas toda a população deve consumir diariamente alimentos ricos em fibras, proteínas, potássio e magnésio.

“Estudos indicam que hipertensos devem adotar um padrão de alimentação baseado na dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension ou, em português, Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão). Os dados preveem o investimento em uma dieta rica em frutas, hortaliças, fibras, minerais, laticínios e alimentos com baixo teor de gordura. Isso diminui o risco da elevação da pressão arterial”, explica Patrícia.

Alguns alimentos que auxiliam no equilíbrio da pressão arterial, são:
  • Cereais integrais como arroz, trigo e centeio;
  • Hortaliças;
  • Chá-verde;
  • Chocolate amargo com 50 a 85% de cacau;
  • Clara de ovo;
  • Feijões e grãos de leguminosas (no grupo, entram: soja, lentilha, ervilha e grão de bico);
  • Iogurtes e queijos com baixo teor de gordura;
  • Nozes, amêndoas e avelãs;
  • Frutas.

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