12/09/2021 às 14h47min - Atualizada em 13/09/2021 às 07h00min

Irã permitirá que AIEA faça manutenção em câmeras de monitoramento nuclear

Agência nuclear da ONU poderá fazer manutenção em câmeras instaladas no Irã. Outros pontos de negociação com Teerã não avançaram.

SALA DA NOTÍCIA G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/09/12/ira-permitira-que-aiea-faca-manutencao-em-cameras-de-monitoramento-nuclear.ghtml

Agência nuclear da ONU poderá fazer manutenção em câmeras instaladas no Irã. Outros pontos de negociação com Teerã não avançaram. O argentino Mariano Grossi, chefe da AIEA, em foto de 2019
Joe Klamar/AFP
O Irã vai permitir que a agência nuclear da ONU faça manutenção em câmeras de monitoramento em instalações nucleares iranianas após conversas neste domingo (12) com o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, de acordo com o chefe do órgão de energia atômica do Irã e um comunicado conjunto.
As conversas com Grossi visavam aliviar o impasse entre Teerã e o Ocidente para reviver o acordo nuclear com o Irã.
A AIEA disse nessa semana que não houve progresso em duas questões principais: explicar vestígios de urânio encontrados em locais antigos não declarados e obter acesso urgente a equipamentos de monitoramento para que a agência possa continuar a acompanhar partes do programa nuclear do Irã.
"Acertamos a substituição dos cartões de memória das câmeras da agência", disse Mohammad Eslami, que dirige a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), segundo a mídia estatal.
"Os inspetores da AIEA estão autorizados a consertar o equipamento identificado e substituir seus meios de armazenamento, que serão mantidos sob os selos conjuntos da AIEA e da OEAI na República Islâmica do Irã", disseram os órgãos nucleares em um comunicado conjunto.

Fonte: G1.COM.BR
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.7%
26.1%
0%
5.8%
4.3%
1.4%
0%
1.4%
0%
1.4%
1.4%
5.8%
0%
0%
1.4%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp