JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/09/2021 às 20h23min - Atualizada em 23/09/2021 às 20h43min

PF prende controladora boliviana investigada por desastre aéreo da Chapecoense; STF determina extradição

A ordem de prisão foi assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Para a Justiça Boliviana, Celia Castedo Monasterio era foragida.

G1
https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/09/23/pf-prende-controladora-boliviana-investigada-por-desastre-aereo-da-chapecoense-stf-determina-extradicao.ghtml

A ordem de prisão foi assinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Para a Justiça Boliviana, Celia Castedo Monasterio era foragida. Celia Monasterio é procurada pela Justiça Boliviana.
TV Morena/Arquivo
A Polícia Federal (PF) prendeu Celia Castedo Monasterio, a controladora responsável pela análise e aprovação do plano de voo da aeronave envolvida no desastre da Chapecoense, em 2016. A decisão foi imputada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, nesta quinta-feira (23), que determinou a extradição da investigada.
No relatório assinado por Gilmar Mendes, Celia é "procurada pela Justiça Boliviana para responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança do espaço aéreo".
Celia foi responsável pela análise e aprovação do plano de voo do avião que caiu perto do aeroporto internacional José Maria Cordova, próximo à Medellin, na Colômbia. Ao todo, 71 pessoas morreram na tragédia que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas para a final da Copa Sul-Americana de 2016.
LEIA MAIS
Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos
Mulher que assinou plano de voo de avião da Chapecoense alega ameaças e renova refúgio no Brasil
Funcionária de aeroporto boliviano diz ter alertado LaMia de que combustível era insuficiente
Na ocasião, Celia teria deixado, de forma fraudulenta, de observar procedimentos mínimos para aprovação do plano de voo da aeronave. Desde 2016, Celia era refugiada no Brasil e vivia em Corumbá, normalmente. A controladora chegou a ter o pedido de refúgio renovado. Celia usou como argumento para o pedido de refúgio "perseguição" na Bolívia, após as declarações sobre o acidente.
O plano de voo do avião da Lamia, assinado por Celia, que transportava o time da Chapecoense, mostrou que o piloto decolou da Bolívia para a Colômbia sem combustível suficiente para enfrentar qualquer imprevisto.
A Polícia Federal disse que Celia permanecerá reclusa em Corumbá, onde aguardará os trâmites legais para que seja entregue as autoridades bolivianas.
A defesa da controladora disse que "está tomando ciência sobre o pedido de extradição para saber qual medida tomar para garantir a permanência dela no Brasil".
O acidente
Arte acidente Chapecoense
Editoria de arte/G1
A queda do avião da LaMia que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas para a disputa da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional da Colômbia, ocorreu no dia 29 de novembro de 2016. A aeronave caiu a poucos quilômetros da cidade colombiana. Morreram no local 71 pessoas.
Veja abaixo vídeo com reportagem da época do acidente:
Avião da Chapecoense cai e deixa 75 mortos
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Fonte: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/09/23/pf-prende-controladora-boliviana-investigada-por-desastre-aereo-da-chapecoense-stf-determina-extradicao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp