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05/10/2021 às 18h25min - Atualizada em 06/10/2021 às 00h00min

Com investimento em divulgação, empresário abre franquia da Mineiro Delivery na pandemia e fatura 55% acima da média

Com ações de marketing nas redes sociais e em aplicativos de delivery, Erick Macedo, de 29 anos, vem faturando uma média de R$140 mil desde quando inaugurou sua unidade, em fevereiro de 2021

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues
https://www.mineirodelivery.com.br/
Divulgação

O empreendedorismo permeia a vida de Erick Macedo desde a infância. Com apenas 29 anos, o sorocabano já teve uma empresa de serviços domésticos, possui três unidades de agência de turismo, e agora conta com uma franquia da Mineiro Delivery, com a qual vem se tornando um caso de sucesso. Aberta em fevereiro de 2021, sua unidade fatura cerca de R$140 mil, 55% a mais do que a média de arrecadamento registrada pela rede.

"A minha franquia da Mineiro Delivery conquistou a aceitação dos cidadãos de Sorocaba. Seja no delivery ou para comer aqui no nosso salão, recebemos clientes fiéis que procuram uma deliciosa comida mineira", explica o empreendedor. 

 

O sucesso do negócio já começou a ser sentido logo nos primeiros passos

Em menos de dois meses, Erick viu o faturamento de sua franquia alcançar R$182 mil, ultrapassando o valor investido na abertura do negócio. Com entregas a domicílio e comida no salão, a unidade de Sorocaba já faturou quase R$1 milhão em menos de um ano. De fevereiro a julho, Erick Macedo lucrava cerca de R$140 mil por mês, mais de 50% além da média registrada pelos demais franqueados.

Um dos segredos do empresário está em reinvestir parte da arrecadação para fortalecer o próprio negócio. De acordo com ele, cerca de 10% do faturamento é destinado para a divulgação da marca. "Separamos uma média de R$14 mil para publicidade. Este valor é colocado em anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, e também no iFood", explica Macedo. Segundo Erick, 90% de suas vendas de pronta entrega são feitas por essa plataforma de delivery. Por meio de promoções e diversos cupons, o restaurante atrai diversos públicos de toda a cidade.

Ao abrir a franquia em fevereiro de 2021, Erick teve de iniciar os trabalhos de seu mais novo investimento em plena pandemia. Por isso, o empreendedor não consegue mensurar como a crise sanitária afetou a sua unidade, mas afirma, com base em sua experiência no mercado, que os pedidos podem ter sido alavancados por conta das restrições e da necessidade de distanciamento social.

De fato, o delivery de comidas teve um aumento expressivo no Brasil durante a pandemia. De acordo com dados publicados pela Universidade de São Paulo (USP), em março e abril de 2020, houve uma alta de 155% no número de novos usuários e de 975% nos pedidos de entrega de alimentos em domicílio.

Mas não são apenas os bons números que explicam o sucesso de Erick com a Mineiro. O empresário afirma que abrir uma franquia é firmar um compromisso como um casamento. "Para funcionar, o franqueado necessita seguir algumas regras, e também é necessária uma certa liberdade dada pela franqueadora. Por isso, eu e a Mineiro Delivery formamos uma boa equipe: não fico engessado com o modo de operar meu próprio negócio, mas sigo respeitando as instruções hierárquicas", diz.

 

Sua história pré-franquia

Ser dono de uma franquia do ramo de restaurantes não foi o primeiro contato de Erick Macedo com este ramo, e os seus empreendimentos anteriores o prepararam para o momento atual. Aos 14 anos, o então estudante trabalhou em um restaurante de Sorocaba como garçom. Desde então, Erick despertou apreço por ganhar o próprio dinheiro e desenvolveu um amor pelo empreendedorismo. Depois de alguns anos, o sorocabano trabalhou como atendente de telemarketing.

Em 2014, entre 21 e 22 anos, o então estudante de Administração abriu uma empresa de serviços domésticos. Como um empreendedor em série, Erick abriu, no final de 2015, uma empresa de turismo. O destino destes primeiros experimentos no setor empresarial foram completamente diferentes: Erick fechou, em 2018, sua empresa voltada aos serviços do lar, e, atualmente, sua agência, mesmo sendo afetada pela pandemia, conta com duas lojas em operação em Sorocaba e uma em Piedade.

Desde setembro, Erick voltou aos serviços da agência por conta da diminuição do contágio e, agora, com a vacinação avançada da população. Além da franquia e da empresa de turismo, o empreendedor em série deseja abrir mais um negócio, e vem estudando o mercado para definir em qual segmento irá investir agora.


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