JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/04/2019 às 18h43min - Atualizada em 23/04/2019 às 18h43min

Operação Plantio Chuva leva novas árvores para escola em Amaralina

Secom / Ssa
Por : Jhonatanbiths#
Colegio Zumira_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (5)

Com a participação de alunos, professores e funcionários, a Escola Municipal Zulmira Torres, localizada no bairro de Amaralina, ficou mais verde na manhã desta terça-feira (23). Foram plantadas quatro mudas de árvores, dentre elas duas patas de vaca, espécie nativa da Mata Atlântica, além de ipês roxo e rosa.

 

A ação faz parte da Operação Plantio Chuva 2019, iniciada ontem (22) pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis). Além de proporcionar mais contato com as comunidades, o objetivo é aproveitar o período chuvoso para plantar árvores na cidade, potencializando o sucesso da ação e reduzindo custos com manutenção.

 

Para a professora da turma do 5º ano B Aline Gonzaga, a iniciativa é muito mais que uma plantação – é, também, um trabalho educativo. “Esse contato com a natureza é de grande importância, pois desenvolve nos alunos a conscientização ambiental e a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente”, declarou.

 

Após participar do plantio de uma das mudas de árvore, o aluno Kaique Lucas, 11 anos, demonstrou empolgação com o momento. “Eu achei muito legal a gente mesmo poder plantar uma árvore. Quanto mais árvores a gente tiver, melhor vai ser o ar que vamos respirar. Eu quero plantar muitas outras vezes”, afirmou.

 

Técnica da Secis, a bióloga Elane Sousa vê essas crianças como multiplicadores desse cuidado com a natureza. “É um trabalho de educação ambiental que envolve todos os alunos que, durante esse contato com as mudas, conhecem um pouco mais sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, levando esses conhecimentos adquiridos para seus pais, amigos e todos à sua volta”, destacou.

 

Meta – Até o final de julho, serão realizadas diariamente ações de plantio em mais de 60 espaços públicos de Salvador, como ruas, praças, avenidas e largos. No total, cerca de 2,3 mil novas árvores serão plantadas por toda cidade.

 

Uma das medidas do projeto é atender às solicitações feitas pelos cidadãos por meio do disque Mata Atlântica, canal onde podem ser solicitadas mudas de árvores para plantio. Os pedidos podem ser realizados através do telefone (71) 3611-3802, pelo Fala Salvador, no telefone 156, ou por mensagem através do aplicativo WhatsApp, no número (71) 98549-8453.

 

Caravana – Nos locais onde o plantio for solicitado pela comunidade, a Caravana Mata Atlântica irá acompanhar a ação. Nos dias 24, 26, 27 e 28 de abril, a Kombi da caravana vai para os bairros de Stella Maris, Novo Marotinho, Pituba e Horto Bela Vista. Nessas ocasiões, além dos técnicos, moradores de cada região poderão participar do plantio.

 

Balanço – Em 2018, mais de 1.500 árvores foram plantadas e 58 localidades da cidade foram contempladas com a ação. Do total plantado, cerca de 70% dos vegetais se adaptaram bem e estão em bom estado de desenvolvimento, a exemplos do canteiro central da Avenida Barros Reis, onde 153 mudas foram plantadas, e da Avenida 2 de Julho, em Cajazeiras/Águas Claras, onde, das 150 árvores cultivadas, apenas 29 tiveram que ser substituídas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp