23/04/2019 às 16h36min - Atualizada em 24/04/2019 às 00h03min

Sedentarismo solucionado com Treinamento Inteligente

Exercício Funcional é uma ótima opção contra doenças cardiovasculares e crônicas

DINO

Provavelmente, você já percebeu que o sedentarismo é um problema atual da nossa sociedade, levando ao aparecimento da obesidade e de, doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.

Uma solução para a luta contra estes males é a atividade física, que aliada ao equilíbrio alimentar, melhora a qualidade de vida.

Segundo o coach e sócio do Treinamento Inteligente, Marcel Fernandes dos Santos, o treino funcional é excelente para o aluno que nunca praticou nenhum tipo de atividade. "Ele auxilia na composição corporal, nos padrões de movimento, além de prevenir lesões", afirma o coach.

Marcel sugere alguns exercícios simples e eficazes para quem quer começar no universo do treino funcional. Confira:

Exercício 1 - Sentar e levantar da cadeira
Benefícios: Aumenta a força de membros inferiores e proporciona estabilidade da região do core, auxiliando na marcha e na melhora do padrão de movimento.
Execução: Em pé com os braços cruzados na altura do peitoral. Mantenha os pés em total contato com o solo e alinhado com os ombros.Deixe o olhar fixo à frente, alinhe a coluna com tronco ereto e o core ativado para, então, sentar e levantar da cadeira.
"O ritmo do exercício é de lento para moderado e indico fazer de duas a quatro séries de 15 movimentos em cada", diz o coach.

Exercício 2 - Remada invertida na fita suspensa
Benefícios: Aumentar força de membros superiores no movimento de puxada na horizontal com peso corporal.
Execução: Com o corpo inclinado para trás, segure a fita de suspensão com as duas mãos. Mantenha joelhos, quadris e coluna alinhados. Inicie o movimento puxando a fita para perto do corpo impulsionando para acima e retorne para a posição inicial de forma controlada.
" O ritmo deve ser moderado e sugiro fazer de duas a quatro séries de 12 a 15 movimentos".

Exercício 3 - Pranchinha DV solo
Benefícios: Aumentar a força isométrica do core em atividades de estabilização.
Execução: Manter posição de pranchinha com cotovelos apoiados, concentrando a força na musculatura do core. Lembre-se de manter o alinhamento de joelhos, quadris e coluna, além de controlar a respiração.
" Aqui, o ritmo é isométrico e também deve-se fazer duas a quatro, séries de 20" - 40", diz Marcel.

Exercício 4 - Flexão de Braços em plano elevado
Benefícios: Aumentar a força de membros superiores e core no movimento de empurrar horizontal.
Execução: Com corpo inclinado para frente e mãos apoiadas em algum plano mais elevado do que o solo, flexione os cotovelos, aproximando o corpo e estenda para se afastar. Manter cabeça, tronco e quadris alinhados e pés no afastamento dos ombros.
O ritmo indicado é o moderado, com duas a quatro séries de 12 a 15 repetições.

Exercício 5 - Subir e descer degrau
Benefícios: Aumentar a força de membros inferiores de forma unilateral e simétrica entre os membros e estabilidade da região do core, para auxiliar na marcha.
Execução: Com um pé no degrau e o outro no solo, aplique uma força no degrau para subir e apoiar o pé do chão no topo do degrau, retome a posição inicial de forma lenta e controlada. Mantenha olhar fixo para frente, alinhamento da coluna com tronco ereto e core ativado.
" Proponho ritmo moderado, e execução de duas a quatro séries de 12 a 15 repetições para cada lado", conclui o coach.

Treinamento Inteligente: Localizado no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, o espaço conta com um time de profissionais altamente qualificados e especializados em treinamento funcional embasados no Sistema Core 360. O estúdio oferece aos seus clientes um programa de treino customizado por meio do relacionamento interdisciplinar e interação com os diversos profissionais da área da saúde como Medicina Esportiva, Nutrição, Fisioterapia e Terapeutas.

Instagram: @treinamentointeligente
Site: http://treinamentointeligente.com.br


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