JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/10/2021 às 20h05min - Atualizada em 28/10/2021 às 00h00min

Profissões do futuro: saiba quais são as vagas mais promissoras para 2022

Tecnologia segue na liderança, mas áreas como Gestão de Pessoas, Marketing, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia e Saúde também devem registrar alta demanda no próximo ano

SALA DA NOTÍCIA Linhas Comunicação
@krakenimages - Unsplash
São Paulo, outubro de 2021 – A acelerada transformação digital vem mudando, já há alguns anos, o cenário do mercado de trabalho em todo o mundo. Profissões que ainda eram consideradas essenciais perdem espaço para a combinação de automação e algoritmos, dando lugar a novos postos de trabalho. Vagas nas quais é preciso ir muito além da técnica, desenvolvendo habilidades comportamentais e interpessoais que permitam trabalhar em colaboração para inovar de forma ágil e eficaz.

Seguindo esse conceito, o Fórum Econômico Mundial apontou algumas áreas que devem ser tendência em 2022. Entre as profissões emergentes estão aquelas relacionadas a soluções de big data, cloud, internet das coisas, e-commerce, inteligência artificial e softwares e aplicativos. Relatório feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostra que as áreas de tecnologia devem contratar pelo menos 420 mil profissionais até 2024.

“Tecnologia e Engenharia estão diretamente ligadas aos temas mais importantes para o futuro da humanidade: inovação e sustentabilidade. Por conta disso, a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) listou cinco profissões que estarão em alta, sendo criadores de robôs, engenheiros espaciais, construção de tecido vivo, projetista de drones e extratores de água. Outros postos de trabalho que veremos surgir nos próximos anos ainda não existem, mas suas necessidades já estão no radar de muitas instituições que têm como foco empregabilidade de seus alunos em longo prazo”, explica Egberto Gomes Franco, professor e coordenador de engenharias e TI dos Centros Universitários ETEP e UniBTA.

Tecnologia por todos os lados
Outras áreas devem crescer no próximo ano, como Gestão de Pessoas, Marketing, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia e Saúde. Mas os novos profissionais desse segmento também vão precisar se adaptar à cultura das ferramentas digitais, buscando na inovação e na criatividade elementos e habilidades para se tornarem estratégicos. “Trabalhos que apresentam características como redundância e repetição e que não se adaptem a esse novo cenário estão fadados a desaparecer”, diz Franco.

De acordo com o estudo do Fórum Econômico, cerca de 85 milhões de empregos podem deixar de existir devido a essas transformações, enquanto 97 milhões de novos postos de trabalho podem emergir – isso em 15 indústrias e 26 economias estudadas pela Instituição.

Mesmo com essas projeções, saber qual curso escolher na hora de se inscrever no vestibular ou mudar de carreira pode ser uma tarefa difícil. Pesquisar sobre os cursos, conversar com profissionais formados e testar a afinidade com a área podem ser bons caminhos. “Seja muito curioso, busque sempre o binômio inovação e sustentabilidade. Realize seus projetos e nunca se esqueça que os pilares da sua carreira dependem de uma formação intelectual e técnica sólida, profunda e contínua. Bem-vindos ao novo mundo da tecnologia”.

Sobre a ETEP
Idealizado em 1956, a ETEP é uma das principais referências em ensino com foco em formar profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho. O Centro Universitário ETEP é também reconhecido pela excelência por meio dos resultados obtidos nas avaliações do MEC. A instituição mantém unidades no Vale do Paraíba, São Paulo e Lisboa oferece cursos de graduação, pós-graduação e técnicos.
  
A ETEP baseia seu modelo de ensino nas metodologias ativas, nas quais os alunos aplicam o conhecimento adquirido na realização de projetos e trabalhos práticos e começam a vivenciar já na faculdade a realidade profissional. Entre as ações e investimentos realizados para a implementação da metodologia está a criação do Espaço de Projetos, o primeiro laboratório da faculdade para a fabricação de protótipos criados pelos alunos, sempre com foco na formação de profissionais altamente qualificados para atender às demandas do mercado.

Mais Informações:
Linhas Comunicação
www.linhascomunicacao.com.br
55 11 3465.5888
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp