JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/04/2019 às 09h49min - Atualizada em 29/04/2019 às 09h51min

Rio de Janeiro recebe exposição que retrata autismo e Alzheimer pelo olhar dos artistas

Projeto internacional "Arte Consciente - Uma iniciativa Global" já passou pela sede da ONU

DINO - https://www.artsvgallery.com/
O americano Neil Kerman é um dos artistas convidados

A International Contemporary Art Society de New York (NYICAS), Saphira & Ventura Gallery em parceria com a Sociedade de Arte e Gastronomia Contemporânea de São Paulo (SIAGC) apresentam "Arte Consciente - Uma iniciativa Global". O projeto desembarca em abril no Rio de Janeiro e reúne conferência e exposição coletiva de pinturas, arte digital, esculturas e instalações trazendo como temáticas o Alzheimer e o Autismo. Será realizado no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro de 24 de abril a 9 de junho. A abertura oficial e conferência sobre os temas acontecem no dia 30 de abril com a participação de diversos especialistas.

As peças apresentadas na exposição são do americano Neil Kerman e dos brasileiros Marize Koerich, Paula Delmanto e Zé Dassilva. Neil Kerman revela um diálogo com refinamento do processo criativo, uma mescla de cores e diferentes formatos de telas. Alzheimer's Awareness é usado na vida cotidiana dos pacientes nos asilos do artista que também utiliza a arte como terapia no tratamento da doença. A exposição apresenta também o trabalho de arte digital de autoria de Marize Koerich (MAK), artista e ativista que utiliza a arte para dar visibilidade ao autismo. Paula Delmanto expõe esculturas e instalação sobre os temas e ainda as ilustrações do artista e roteirista Zé Dassilva.

Os benefícios da arte para as pessoas com Alzheimer se estendem a observar obras de arte. Essa interação ajuda no alívio dos sintomas da doença, juntamente com projetos artísticos voltados para os pacientes e a importância da interação com a família. Para crianças autistas a arte é uma ferramenta valiosa no tratamento por ser um elemento fundamental para promover atividades que configurem um estímulo para sua inserção social e desenvolvimento da comunicação ampliando a capacidade de abstração, coordenação motora, imaginação, criatividade, sensibilidade, afetividade e organização interna.

A exposição já foi realizada na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Londres, Madri e São Paulo na Saphira & Ventura Gallery em colaboração com o Instituto Albert Einstein, a Sinagoga Mirshcan Menachem, e na Itália no Museu MITT, em Torino. O programa foi criado pelos sócios galeristas Alcinda Saphira (curadora) e Louis Ventura (economista PhD), ambos estabelecidos no mercado internacional há mais de duas décadas.

Os palestrantes convidados para a conferência (30 de abril, às 17 horas) exploram temas do Alzheimer e do Autismo e os trazem para discussão, destacando a importância de reunir as pessoas para compartilhar suas experiências e mostrar o benefício das cores e atividades físicas e mentais como terapia complementar auxiliando no tratamento das pessoas com essas doenças. Participam do painel a Dra. Vilma Câmara - Neurologista e Geriatra especializada em Alzheimer e integrante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o artista Neil Kerman, Dra. Yolanda Boechat, Dra. Deborah Kerches, Kaká Koerich, que se dedica à causa do autismo e ao site Autistólogos, Mayra Gaiato, além de representantes de empresas apoiadoras e da OAB-RJ.

Para Alfredo Hilário, procurador-geral da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional do Rio de Janeiro, "a OAB, sendo a voz da sociedade organizada, apoia integralmente essa belíssima iniciativa em que destaca-se o apoio a familiares e portadores de Alzheimer e aspecto autista. É uma iniciativa de extrema importância divulgar essa causa tão nobre. A OAB está e estará sempre em boas causas", afirma.

O projeto conta com o apoio da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Rio de Janeiro), SAP (empresa multinacional de software e aplicativos empresariais que trabalha com inclusão social e emprega pessoas com autismo), Correios (que lançou selos comemorativos do Autismo e Alzheimer com o objetivo de propagar a conscientização da sociedade para o tema) e apoio institucional da OAB-RJ. A curadoria é de Alcinda Saphira e Riccardo Tartaglia e cocuradoria de Regina Nobrez.

Serviço:
"Arte Consciente - Uma iniciativa Global"
Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro
Exposição: 24 de abril a 09 de junho de 2019
Recepção e Conferências: 30 de abril de 2019, às 17 horas
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 19h
Entrada Franca



Website: https://www.artsvgallery.com/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp