JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
03/11/2021 às 16h37min - Atualizada em 04/11/2021 às 00h00min

Vale a pena um plano de saúde na vaga de emprego?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Oferecer plano de saúde na vaga de emprego pode ter um lado positivo e negativo. Vamos falar sobre quais são as vantagens de oferecer plano de saúde já na vaga de emprego e quais são as desvantagens, confira! 

Por que oferecer um plano de saúde na vaga de emprego é um diferencial? 

O Brasil é um país que conta com um sistema público de saúde, o SUS. Porém, o que muitos já sabem é que o atendimento pelo SUS é geralmente muito demorado e extremamente deficitário. 

Portanto, muitos trabalhadores preferem ter um plano de saúde para si e sua família, pois sabem que no momento que precisarem, poderão ter atendimento médico de qualidade e mais rápido. 

 Afinal, com um plano de saúde corporativo, por exemplo, você consegue agendar consultas com especialistas, sem precisar esperar anos por uma consulta ou um exame de imagem, algo bem comum no SUS. 
 
Vagas de trabalho tornam-se diferenciadas 

Estudos realizados por agências de emprego demonstram que candidatos a diferentes vagas consideram oportunidades de trabalho que oferecem plano de saúde mais interessantes do que outras que não oferecem. 

Inclusive, alguns candidatos chegam a afirmar que quando há a oferta de plano de saúde com a vaga, que isso é mais importante até mesmo que o salário oferecido. As condições de trabalho durante a pandemia global causada por covid 19 evidenciou ainda mais. Sendo considerado o teste de covid um parâmetro importante para trazer segurança não só aos colaboradores, mas também aos própros clientes. 

E que muitas vezes, entre duas vagas, uma com um salário ligeiramente maior e outra, com um salário até ligeiramente menor, mas com plano de saúde, optam pela vaga com plano de saúde. 

O plano de saúde é o segundo item mais importante na avaliação de uma vaga, conforme estudo recente com diversos colaboradores em uma plataforma online de vagas, perdendo somente para o item “salário”. 

Outros itens como bom relacionamento com a empresa, chefes agradáveis, ficaram abaixo do plano de saúde quando foram considerados os itens mais importantes para a escolha de uma vaga de emprego. 

De fato, isso demonstra a importância de se ter a oferta do plano de saúde na vaga de emprego. 

Impacto grande no salário 

O pagamento de um plano de saúde é considerado uma das maiores despesas, se não a maior, de qualquer trabalhador. 

Se esse trabalhador fosse tentar contratar um plano de saúde individual, sem fazer parte da empresa, certamente o poder de compra de seu salário diminuiria consideravelmente. Assim, o impacto em seu salário seria muito maior. 

Com isso, o gasto com plano de saúde se tornaria um gasto muito elevado, o que provavelmente o levaria a desistir de ter um plano de saúde. Imagine ainda contratar individualmente um plano de saúde para os familiares, como esposa e filhos? 

Já calculou o impacto que isso teria no salário mensal desse colaborador? Certamente, ele acabaria por desistir de ter um plano de saúde e contar única e exclusivamente com o SUS e todos os seus problemas no atendimento. 

Mas, quando a empresa participa desse processo, o impacto é bem menor, visto que são possíveis outras formas de planos de saúde, como os de coparticipação e empresariais, por exemplo. 

A empresa, inclusive, pode arcar com um percentual do plano, fazendo com que o colaborador pague menos ao final do mês. 

Assim, o valor deduzido do salário do colaborador, ao final de cada mês, é menor e assim, o colaborador daquela empresa poderá ter um bom plano de saúde, algo impensável se não trabalhasse nesse local. 

Boa relação com a empresa 

Outra razão pela qual oferecer um plano de saúde na vaga de trabalho representa uma vantagem é que o colaborador enxerga isso como um ato positivo de relacionamento com a empresa. 

Afinal, isso demonstra que a empresa se preocupa com a saúde do colaborador e de seus familiares. De fato, nenhum colaborador conseguirá executar sua função de maneira adequada, caso esteja doente ou com algum familiar passando por problemas de saúde, sem a atenção adequada.

Além disso, é sabido que isso também gera impacto na produtividade, visto que um colaborador com um plano de saúde terá menos faltas por questões médicas. 

É importante citar outra vantagem: quando se tem um contrato com um plano de saúde, pela empresa, o atendimento ao colaborador em possíveis acidentes de trabalho é mais rápido. 

Existe desvantagem em oferecer um plano de saúde na vaga de emprego? 

Até o momento, falamos bastante sobre as vantagens de se oferecer um plano de saúde na vaga de emprego. 

Porém, será que existem desvantagens? 

Na verdade, a desvantagem pode ser para a empresa, quando se pensa em custos. Mas, já descrevemos como esses custos podem representar maior produtividade do colaborador. 

Assim, não se deve pensar somente em quanto o plano de saúde vai custar para empresa, mas sim dos benefícios que essa contratação pode trazer. 

Portanto, oferecer um plano de saúde na vaga de emprego é um ato bastante importante e certamente com mais vantagens do que desvantagens, não só para o colaborador, mas também para a empresa. 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp