Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
09/11/2021 às 13h51min - Atualizada em 09/11/2021 às 14h30min

Circo e música celebram o equilíbrio em acrobacias e malabarismos. Estreia do espetáculo Lalaiá fecha programação de 10 anos da Cia Caravana Tapioca

A nova criação dos premiados Giulia Cooper e Anderson Machado será apresentada dia 28 de novembro (domingo) em Pinheiros, na Praça Horácio Sabino. Nos dois fins de semana anteriores, haverá mostra de quatro espetáculos do repertório do grupo.

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
Suenne Sotero
O casal de artistas Giulia Cooper e Anderson Machado, da Cia Caravana Tapioca, convidam outros 4 integrantes para montar seu novo circo de variedades com música, malabares, acrobacias e equilíbrio. A estreia de Lalaiá acontece no dia 28 de novembro, domingo, às 16h30, no picadeiro da Praça Horácio Sabino, em Pinheiros. A atividade é aberta ao público em geral, livre e gratuita.

Giulia e Anderson são artistas premiados e trazem na bagagem experiências com mestres nacionais e internacionais da arte do circo. Além de provocar risada e alegria, a ideia da dupla é levar encantamento e emoção a toda a família. Nos dois fins de semana anteriores  - dias 20, 21 e 27/11 - haverá mostra de repertório com peças da dupla de palhaçaria.

Todas são gratuitas e livres para todos os públicos e contam com a acessibilidade comunicacional para pessoas surdas, cegas e com baixa visão, através de recursos de audiodescrição e LIBRAS. O projeto recebeu o prêmio “Histórico de Realização em Circo” o Edital Proac Expresso - Lei Aldir Blanc, no ano de 2020.

Fruto do laboratório de criações cômicas-circenses desenvolvido por Giulia e Anderson, que aconteceu entre setembro, outubro e novembro deste ano, o novo espetáculo conta com convidados especiais no elenco: Emerson Noise (Tchatcho), Karen Nashiro, Luana Pereirinha e Paulo dos Santos.

Para reverenciar o encontro da Música com o Circo, os seis artistas do elenco se revezam nos instrumentos musicais, malabares e acrobacias em demonstrações excêntricas de habilidades ao som de ritmos brasileiros. Eles contam com a arte do equilíbrio e a graça da palhaçaria, tudo na cadência do samba, do funk e do forró. Rabeca, cavaquinho, saxofone, flauta, trombone e percussão na ousadia do Circo. Com orientação artística de Alexandre Roit, coordenação geral de Anderson Machado e Giulia Cooper e direção musical: Anderson Machado.

Entre os números circenses apresentados, Giulia destaca o malabarismo com peão, acrobacia de parada de mão e malabarismo com chapéus, além da abertura com direito a muitas risadas. Vale ressaltar também o número coletivo de malabarismo e acrobacia, com os seis atores em cena. “É um espetáculo bem animado, pra cima, um festejo. O público pode esperar um momento de celebração e alegria de estarmos todos juntos novamente”, fala a artista.

Mostra de Repertório – Na Praça Horácio Sabino – Pinheiros
Presencial, aberta ao público em geral, livre e gratuita.
Com acessibilidade: Libras e Audiodescrição nos dias 20 e 21/11.

Dia 20/11 (sábado) – 11h
Espetáculo “O Circo de Lampezão e Maria Botina” + bate-papo
A história de um casal anônimo que viveu no sertão: Maria Botina, que sonha em ser levada por um cangaceiro; e Lampezão, que finge ser valente para impressioná-la. Música com chocalhos de cabra, um cavalo monociclo, malabarismo com baldes, mandacarus, chicote e magia estão presentes nesse enredo que mostra a verdadeira beleza na poesia de ser quem se é.
Direção: Esio Magalhães | Elenco: Anderson Machado e Giulia Cooper

Dia 21/11 (domingo) – 16h30
Espetáculo “Circo Caravana” + bate-papo
Um excêntrico casal de artistas viajantes apresenta um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar o público.
Direção: Anderson Machado | Elenco: Anderson Machado e Giulia Cooper

Dia 27/11 (sábado) – 11h
Espetáculo “Chá Comigo” + bate-papo
Uma cozinha sem teto, aberta. Quatro cadeiras vazias. Um fogão que aquece ingredientes sem receita. Duas colheres de emoção, uma xícara de poesia e uma pitada de improviso. Uma excêntrica anfitriã que cozinha com equilíbrios e tempera com afeto. Mistura com malabarismos. Adiciona circo. Leva ao fogo e serve pratos com graça e riso.
Direção: Anderson Machado | Elenco: Giulia Cooper

Dia 27/11 (sábado) – 16h30
 “Cavaco e sua Pulga Adestrada” + bate-papo
Transportando o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, o espetáculo apresenta Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo e doma uma fera. Tudo isso ao lado de Cavaco, o excêntrico domador e condutor desse grande show!
Direção: Helder Vasconcelos | Elenco: Anderson Machado

Dia 28/11 (domingo) – 16h30
ESTREIA de “Lalaiá” + bate-papo
Elenco: Anderson Machado, Emerson Noise (Tchatcho), Giulia Cooper, Karen Nashiro, Luana Pereirinha e Paulo dos Santos. Coordenação geral: Anderson Machado e Giulia Cooper. Direção musical: Anderson Machado. Orientação artística: Alexandre Roit. Figurino: Giulia Cooper. Fotos: Suenne Sotero. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira e Macida Joachim (Arteplural).

ACESSIBILIDADE - O projeto contará com recursos de acessibilidade comunicacional (Audiodescrição e Libras) em algumas apresentações. Por meio das ações de acessibilidade comunicacional, garantimos que pessoas surdas, cegas e de baixa visão tenham acesso ao espetáculo.

Sobre a Cia Caravana Tapioca
Grupo de circo, teatro e música, fundado por Anderson Machado e Giulia Cooper. Em 2021, celebra 10 anos de trajetória, tendo criado um amplo repertório de cenas e espetáculos apresentados em diversas praças, palcos, picadeiros e espaços culturais do país. Ao longo desses anos, a Caravana também vem realizando circulações pelo sertão nordestino, unidades da Fundação Casa, comunidades e outros espaços que usualmente não recebem espetáculos, reafirmando seu compromisso de partilhar sua arte com variados públicos.

Giulia Cooper | Palhaça Nina - Palhaça, atriz, malabarista e saxofonista. Fundadora da Caravana Tapioca. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras. Estudou com Sue Morrisson, no Canadá e com Avner Eisenberg nos EUA. Ganhou o Prêmio APACEPE de melhor atriz em 2015. Cursou o CEFAC (Centro de Formação Profissional em Artes Circenses- SP). Além disso, realizou cursos de palhaçaria com diversos mestres e mestras do Brasil e do mundo. Escreveu o livro “Baú Circo no Beco: histórias de um picadeiro a céu aberto”. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos, o riso.

Anderson Machado | Palhaço Cavaco - Ator, palhaço, músico e cenógrafo. Prêmio Apacepe de melhor ator de teatro infantil. Em 2011 ficou em primeiro lugar no “Menor Festival Mineiro de Palhaços do Mundo” e em 2009 foi campeão da “Mostra Competitiva de Malabarismo” da 2ª Convenção Paulista de Malabarismo e Circo. É ator/palhaço integrante do elenco dos Doutores da Alegria desde 2010. Estudou teatro, circo e comicidade com mestres do Brasil e também fez residência artística com Avner Eisenberg, em Maine-USA, e com Sue Morrison, no Canadá, em 2017. Estudou música no Conservatório Musical de Pernambuco, e fez formação de dois anos na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria-SP.
 
Emerson Noise (Tchatcho) -  É artista de circo há 14 anos e sua formação é influenciada por projetos de rua que marcam sua trajetória desde sua estética e experiências. Artista na Cia Lar Doce Lar, Tchatcho é criador do espetáculo solo “Sobretudo”. Participou de projetos que já circularam os 27 estados brasileiros, diversos países da América Latina e Europa.

Karen Nashiro - Formada na Escola Nacional de Circo Luis Olimecha ENCLO em 2017, especializou-se em corda lisa, portagens e parada de mãos. Tem formação básica de Palhaço no Doutores da Alegria. Fundadora da Cia Armárias e do Coletivo Cirkospício. Atuou na criação de espetáculos com Circo Mínimo e Trupe Baião de 2,  entre outros. Criou  o Espaço Cultural Circo Lunar.

Luana Pereirinha - É palhaça, rabequeira e brincante. Integrou o Programa de Formação para Palhaços Jovens do Doutores da Alegria. Atua na dupla Fanfarrosas, com Giovanna Paixão, onde misturam palhaçaria, música e contação de histórias, utilizando adereços e bonecos feitos de materiais recicláveis. É rabequeira do trio de forró Cabra é Fêmea. Cantora, percussionista e rabequeira no grupo Cordão da Terra.

Paulo dos Santos - Teve sua formação artística com Adriano Paes Mauriz, Leandro Calado, Elsa Wolf, Erica Stoppel (ARG), Guga Carvalho, Fernando Nogueira, Marcos Casuo, Carlos Cosmai, e Oscar Castro (CHI). É arte educador de circo social no Centro Cultural Arte em Construção. Integra o Grupo Circo Teatro Palombar.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.2%
0%
5.1%
3.8%
2.6%
0%
1.3%
0%
1.3%
1.3%
5.1%
0%
0%
1.3%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp