12/11/2021 às 12h47min - Atualizada em 16/11/2021 às 11h20min

Endomarketing é alternativa para empresas no pós-pandemia

Segundo pesquisa, 60% das empresas tiveram dificuldades durante a crise sanitária; especialista explica como executar ações de endomarketing em um momento de retomada

DINO
https://www.vinhotinta.com/

A pandemia de Covid-19 impôs uma série de mudanças nas relações de trabalho. Em 2020, 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de trabalho remoto, conforme dados da pesquisa FEEx (FIA Employee Experience), realizada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), colhidos no segundo semestre do ano passado a partir de questionários respondidos por 213 empresas brasileiras.

Ainda de acordo com o estudo da FIA, 60% dos negócios consultados relataram dificuldades relacionadas ao home office durante a crise sanitária.

Para os funcionários, a nova realidade de trabalho também representa desafios, como demonstra um estudo realizado pela Dimep, empresa de produtos para controle de acesso e registro de ponto. Segundo o balanço, que envolveu 104 empresas de diversos segmentos e portes, 19,2% dos entrevistados reclamaram da comunicação entre as equipes em tempos de crise sanitária.

Na análise de Marcos Rogério dos Santos Junior, fundador da Vinho Tinta - empresa que oferece experiências com arte e vinho -, a pandemia trouxe à tona uma realidade: as empresas precisam investir em endomarketing.

“O marketing interno sempre foi uma boa alternativa para motivar os colaboradores. Hoje, com os desafios impostos pela pandemia, definir e implementar um conjunto de estratégias e ações de marketing para os profissionais é imprescindível para reter, motivar e atrair novos talentos e formar um time de sucesso”, afirma.  

Especialista explica como executar ações de endomarketing

Santos Jr. destaca que as ações de endomarketing devem estar alinhadas com a cultura da empresa, o que é importante para fortalecer a marca junto aos colaboradores. Assim, é possível pensar em dinâmicas lúdicas que promovam, de forma prática, o objetivo que a empresa quer alcançar.

Segundo o especialista, a criatividade em ações em ambientes corporativos pode ser um diferencial. “Ações que instiguem os colaboradores a usarem sua imaginação são altamente recomendáveis, já que um colaborador criativo consegue pensar além do habitual, trazer novas ideias, estar engajado em novos projetos e buscar melhorias para sua área”. 

No mesmo sentido, um estudo da Bain & Company - consultoria de gestão estadunidense com sede em Boston, Massachusetts -, um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que colegas engajados e inspirados.

Para exemplificar, o fundador da Vinho Tinta cita as experiências de pintura que são utilizadas por empresas do Brasil e do exterior.

“Recentemente, realizamos uma atividade de pintura em tela guiada por um artista com a degustação de vinho. A ação aconteceu de forma on-line com um time de TI (Tecnologia da Informação) de uma multinacional, onde os colaboradores eram extremamente técnicos e seu gestor precisava que eles encontrassem novas formas de soluções de problemas. Nesta dinâmica, o artista instigou a criatividade de cada participante, que deveria pintar a sua tela de acordo com sua personalidade”, conta.

Santos Jr. explica que a atividade em questão é um exemplo de endomarketing que pode ser utilizado por negócios de diversos setores, inclusive — para confraternização de fim de ano — independentemente do modelo de trabalho (presencial ou à distância). 

O engajamento da equipe, ademais, é um dos principais fatores que ajudam a tornar uma empresa bem-sucedida, conforme um estudo publicado pelo Harvard Business Review Analytics Services.

“Agora, passada a fase mais crítica da pandemia, é hora das empresas pensarem no bem-estar dos colaboradores, investindo em ações concretas para fortalecer a unidade das equipes, fator indispensável para o sucesso em um período de retomada”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vinhotinta.com/



Website: https://www.vinhotinta.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.8%
0%
5.0%
3.8%
2.5%
0%
1.2%
0%
1.2%
1.2%
5.0%
0%
0%
1.2%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp