19/11/2021 às 14h53min - Atualizada em 19/11/2021 às 17h20min

Estufa do Jardim Botânico de Curitiba será iluminada na cor verde em homenagem aos biomédicos

Ação é uma homenagem da Prefeitura Municipal e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná pelo Dia do Biomédico (20/11)

SALA DA NOTÍCIA Mem e Mem Comunicação
https://crbm6.gov.br/
Divulgação | Banco Imagens Prefeitura de Curitiba

A estufade vidro do Jardim Botânico de Curitiba ficará iluminada na cor verde, a partir das 18h do dia 20 de novembro. A ação é uma homenagem da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) pelo Dia do Biomédico (20/11).

No Brasil são mais de 83 mil profissionais que continuam a trabalhar na linha de frente no combate à Covid-19. Só no Paraná são cerca de 4.500 biomédicos que atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde.

“Com a chegada do SARS-CoV-2 ao Brasil, iniciou-se o trabalho de monitoramento genético para averiguar se o vírus apresentava mutações. Quem sequenciou o Coronavírus no país foram os biomédicos. E eles fizeram o mapeamento do Coronavírus em tempo recorde de 48h, enquanto no resto do mundo esse procedimento levava em média 15 dias”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

Ajuda para a sociedade

Com a pandemia, os trabalhos dos biomédicos tiveram ainda mais importância nas testagens em massa, nas análises clínicas desses milhões de exames, na pesquisa, no desenvolvimento das vacinas e nas aprovações dos imunizantes junto aos órgãos de saúde pública.

A cor verde – símbolo do CRBM6 – representa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Por isso, a estufa de vidro do Jardim Botânico de Curitiba ficará iluminada na cor verde, a partir das 18h do dia 20 de novembro.

Perfil

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é formado por cerca de 4.500 profissionais. A entidade tem sede em Curitiba e delegacias regionais em Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e União da Vitória.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e  ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, biomedicina estética, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia e virologia.

Com a pandemia, os trabalhos dos biomédicos tiveram ainda mais importância nas testagens em massa, nas análises clínicas desses milhões de exames, na pesquisa, no desenvolvimento das vacinas e nas aprovações dos imunizantes junto aos órgãos de saúde pública.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.2%
0%
5.1%
3.8%
2.6%
0%
1.3%
0%
1.3%
1.3%
5.1%
0%
0%
1.3%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp