24/11/2021 às 17h11min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

Dia de Doar acontece no próximo dia 30 e conta com ações pelo Brasil

Edição 2021 reforça a importância das doações como um hábito entre os brasileiros e incentiva a criação de campanhas comunitárias e coalizões

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação de Causas
www.depropositocomunica.com
Divulgação

No próximo dia 30 de novembro acontece a edição 2021 do Dia de Doar. A iniciativa que visa estimular doações, promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, vai acontecer em diversas regiões do país, com ações especiais para as comunidades. Mais de 20 campanhas comunitárias aderiram a data e realizam ações pelo Brasil. 

Confira as principais ações que serão realizadas para celebrar o Dia de Doar 2021:

#DoaSorocaba e #DoaCampinas

Na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, o #DoaSorocaba lança uma campanha de orientação sobre a destinação do Imposto de Renda, que também será veiculada em outdoors espalhados pela cidade. Já em Campinas, o #DoeCampinas, uma parceria entre a Prefeitura de Campinas, entidades sociais, Fundação Feac e Associação Paulista de Supermercados (APAS), faz parte da campanha “Natal sem Fome”, uma ação para doar mantimentos para famílias em vulnerabilidade social. As doações podem ser realizadas pelo site http://doecampinas.org.br e a APAS vai colocar pontos de coleta em supermercados afiliados. A consulta dos pontos pode ser feita pelo link http://smpdccampinas.wixsite.com/natalsemfome.

#DoaMauá

Na cidade de Mauá, na região metropolitana da cidade de São Paulo (SP), o #DoaMauá será celebrado com uma corrida e caminhada solidária, no dia 12 de dezembro. O evento terá o local de largada no estacionamento do Paço Municipal de Mauá, a partir das 07h30. Os percursos serão de 5km e 10km. O uso de máscara será obrigatório em todo o período de permanência no evento. As inscrições podem ser feitas pelo link https://minhasinscricoes.com.br/Evento/DoaMauaCorridaSolidaria.

Outra ação de destaque do #DoaMauá é o Espaço Doa Mauá Kids, uma loja dentro do Mauá Plaza Shopping para as crianças. A ideia é estimular a cultura da doação e a generosidade entre as crianças. O espaço é um ponto de arrecadação de livros infanto juvenis, brinquedos e, nesse ano, alimentos. As organizações utilizam o espaço como uma forma de divulgação de seus projetos e causas.

Liderado pelo Instituto Ensina, participam do #DoaMauá as organizações AMAB/Girafinhas do Basquete, Amigo É Para Essas Coisas, APAE Mauá, APASMA, Casa do Senhor, Chácara das Flores, Estrela Azul, IMA, Lar Sol da Esperança, Nova Era Novos Tempos, Ong Vida Mauá e Instituto Penta. Mais informações, pelo link www.doamaua.com.br.

#DoaAraçatuba (SP)

No dia 28 de novembro, a partir das 07h, o #DoaAraçatuba irá realizar um treinão com as assessorias de corridas e adeptos ao esporte. A inscrição para o evento é um litro de leite, que será destinado às instituições e famílias assistidas pela Ágape Igreja do Amor.

#DoaSaoJosé (SP)

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos (SP) está promovendo o #DoaSãoJosé, por meio do site www.doasaojose.com.br, com a relação das mais de 100 organizações da sociedade civil parceiras, juntamente com a lista de necessidades prioritárias de cada uma delas. O objetivo é fazer com que as pessoas se identifiquem com alguma causa e, assim, possam contribuir com doações. 

#DoaPirassununga (SP)

O #DoarPirassununga realiza no dia 12 de dezembro a 2ª Corrida e Caminhada Solidária, em prol da APAE Pirassununga e do Lar André Luiz. O evento acontece no Largo Municipal Pirassununga e terá trajeto de 5km para corrida e 3km para caminhada. As inscrições custam R$ 55 (com kits com camiseta, número do peito, chip e medalha) e podem ser realizadas pelo link www.forlifebr.com.br.

#DoaJaboticabal (SP)

Pela segunda vez, o #DoaJaboticabal participa do Dia de Doar. Nesta edição, devido à flexibilização das medidas restritivas decorrentes da diminuição do contágio da COVID-19, foram planejadas diversas ações na comunidade, como um passeio ciclístico, no dia 28 de novembro, com saída no Lago Municipal, a partir das 07h. As modalidades são para percursos de 10km e 25km. A inscrição é um litro de leite (caixinha) e pode ser feita pelo link https://www.jaboticabal.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/17706/participe-do-pedal-solidario

As entidades que fazem parte e apoiam o #DoaJaboticabal são Centro Pastoral Santa Teresa de Jesus, Projeto Marmita Solidária, ONG Amor Solidário, Recanto Menina/Recanto Esperança, SECIV – Educandário Lar do Caminho, CEVER, ECOE/ Comunidade Cristã, Creche Abre Sodré, SOBBECAN/Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, Casa Maria, SOS Esperança, APÁS, Olhos da Alma, ABCDOWN, APAE e Além do Fundo Social de Solidariedade. 

#DoaPiracaia (SP)

Nos dias 27 e 28 de novembro, o #DoaPiracaia irá arrecadar alimentos para doação. Tudo o que for arrecadado será repassado para as iniciativas que atuam na causa “famílias em situação de vulnerabilidade e risco social''. O #DoaPiracaia também está Incentivando à doação de imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracaia e para o Fundo Municipal do Idoso de Piracaia, ambos estão ativos e regulamentados, aptos para receberem parte do imposto de pessoas físicas que fazem a declaração completa e pessoas jurídicas tributadas pelo regime de lucro real. 

#DoaPilarzinho (PR)

A campanha comunitária #DoaPilarzinho, localizada em Curitiba (PR), promove ações especiais no bairro do Pilarzinho. Além da arrecadação de alimentos em frente aos mercados do bairro, onde será doado para a ASA Ação Solidária Adventista, no dia 12 de dezembro acontece o Pedal Doa Pilarzinho, com percurso de 35km, saindo do bairro do Parque Tingui e passando pelos parques Barigui, São Lourenço, Tanguá, Praça do Japão, Passeio Público e chegada no Parque Tingui. As inscrições para o Pedal é um brinquedo ou alimentos, que serão destinados às organizações sociais que atendem crianças carentes na cidade.  

#DoaBlumenau (SC)

Na cidade de Blumenau (SC), no dia 30/11, a #DoaBlumenau irá realizar uma exposição no espaço Bremen Zenter, no centro da cidade (Rua XV de novembro), onde as organizações e movimentos poderão se apresentar, expor suas atividades e formas de como os interessados podem ajudar. O evento acontece entre 09h e 16h e tem entrada gratuita.

#DoaFloripa (SC)

O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) lançou uma campanha de fim de ano, chamada #DoaFloripa. A campanha vai até o dia 12 de dezembro e foi criada pelo ICOM e mantida por uma rede de parceiros, como o Instituto Pe. Vilson Groh, e mobiliza doações em recursos financeiros, que são convertidas em moedas sociais e repassadas a cerca de 1 mil famílias em cinco comunidades de Florianópolis e Palhoça. Com essas moedas, elas podem fazer compras em cerca de 50 comércios dos bairros em que moram, como pequenos mercados locais, verdureiras, farmácias e vendedores de botijões de gás.

 #DoaIndaialSolidária (SC)

Na cidade de Indaial, a campanha #DoaIndaialSolidária (SC) está arrecadando alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza até o dia 05 de dezembro. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial será o ponto de referência para fazer o cadastramento das famílias que necessitam de doações e vão fazer a distribuição também. Além da arrecadação, o #DoaIndaialSolidária também está incentivando a doação do Imposto de Renda para crianças e adolescentes que serão beneficiadas pela Lei de Incentivo à Cultura, nas entidades APP Escola Marcus Rauh, APP Colégio Frederico Hardt, DV Em Ação e com o Fundo da Infância e Adolescência de Indaial (FIA).

A organização do evento é realizada pela Associação Empresarial de Indaial – ACIDI, Câmara de Dirigentes Lojistas de Indaial – CDL, Comitê Vale Europeu do Movimento Nacional ODS SC, Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, DV Em Ação, Rotary Club Indaial Nações e pessoas voluntárias, com o apoio de Echosis Indaial e Viacredi.

#DoaPelotas (RS)

No dia 27 de novembro, na cidade de Pelotas (RS), o #DoaPelotas irá realizar um passeio ciclístico no centro da cidade, com o apoio da Nobre Concept Bikes. Já no dia 30, a Associação de Pais de Down de Pelotas-APADPEL, junto com várias outras instituições da cidade, irão montar seus estandes no largo do Mercado Público de Pelotas, para apresentar à comunidade cada instituição e os trabalhos que são realizados em prol da população. A rua será trancada, em frente ao local, para que somente veículos que forem doar algo entre no drive-thru e deposite a sua doação em uma das caixas que ficarão à disposição na calçada. No final, todas as formas de doações serão divididas entre as instituições.

Ações conduzidas pelo SESC-RS

O SESC-RS promove diversas ações para o Dia de Doar 2021, no dia 30 de novembro. Em Santa Maria, o Hemocentro irá realizar doação de sangue das 08h às 14h. No mesmo dia terão doações de doces e kits de higiene bucal, no Sesc (Av. Itambé) e Senac (Rua Professor Braga). Além disso, serão realizadas doações de tênis no Shopping Praça Nova – loja Eny Infanto, Bozzano; doações de celular na CD Computadores; doações de alimentos no Shopping Monet/BIG; e doações de mensagens positivas.

Já em Porto Alegre, o SESC realiza doação de mantas para a Associação de Cegos Louis Braille – ACELB; doação de sangue para o Banco de Sangue da Santa Casa; doação de kits de higiene para a ICI; e doação de livros na Fecomércio.

Na cidade do Rio Grande terá doação de sangue no Hemocentro; doação de alimentos nos supermercados Guanabara; doação de tênis e de absorvente, no Sesc e Senac. Em Lajeado, Ijuí, Cachoeira e Erechim, terão também doações de sangue no Hemocentro, coleta de alimentos, materiais de limpeza e coleta de absorventes.

#DoaSergipe

O #DoaSergipe reúne 11 instituições que participam da campanha Dia de Doar, promovendo a solidariedade e a cultura de doação. No dia 30, o #DoaSergipe realiza as seguintes ações: doação de alimentos, roupas, brinquedos, material de higiene, limpeza na fábrica do Açaí Mais de Gararu/SE; roupas, livros, alimentos, calçados, brinquedos e doação financeira também podem ser realizadas em outros pontos, como Atalaia Rações, Casa dos frios, Cabelo Club, Colégio Maria Montessoti, Colégio Amadeus, Colégio Vitória, Colégio Ed. São Joaquim, em Aracaju; na AMBEV, Cervejaria Águas Claras, na Estância, e no N. S. Glória, no Colégio Atena. 

#DiadeDoarKids

Uma das ações do Dia de Doar é direcionado aos pequenos. As crianças são motivadas a ajudar outras crianças como um incentivo a uma prática mais generosa com o próximo. Escolas e Centros de Educação voltados à criança são incentivados a participar fazendo deste dia uma data no calendário escolar.

Escolas da rede e pública e privada podem ainda participar do Prêmio Educação para a Gentileza e Generosidade criando projetos sociais com foco na doação e que mobilize a sociedade a realizar uma ação

Os projetos devem seguir os princípios de cidadania, diversidade, respeito, sustentabilidade, solidariedade, gentileza e generosidade. São três prêmios: a campanha mais criativa; campanha com mais engajamento; e campanha mais transformadora. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2021

Campanhas comunitárias

Para esta edição, estão confirmadas a realização de 23 campanhas, lideradas elas também pelas próprias comunidades, entre elas:  #DiadeDoarRN #DoaBahia, #DoaPirassununga (SP), #DoaPiracaia (SP), #DoaItamaraju (BA), #DoaJabotical (SP), #DoaMG, #DoaRioVerde (GO), #DoaSorocaba (SP), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe, #DoaTaboão (SP) #DoaAraçatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaBlumenau (SC), #IndaialSolidária (SP), #DoaPilarzinho (PR), #DoaFloripa #DoaLeopoldina (bairros de SP), #DoaSãoJosé (SP), #DoaCampinas (SP), #DoaPelotas (RS) e #DoaPoçosdeCaldas (MG), por enquanto. 

No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar. Para consultar todas as campanhas participantes, acesse o link www.diadedoar.org.br/campanhas-comunitarias/.

Esse ano, o Dia de Doar incentivou a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. Inclusive foi lançado um edital com um incentivo de R$ 400, para a criação de 20 campanhas comunitárias e coalizões e contou com grande adesão, com mais de 150 inscrições para concorrer ao edital.

 “Acreditamos muito no impulso da própria comunidade em mobilizar doações, porque é no território que as pessoas vivem, trabalham, se conhecem e se reconhecem. As campanhas comunitárias são uma das expressões mais vibrantes do que é o espírito do Dia de Doar”, explica João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), organização que lidera o Dia de Doar no Brasil.

Edição de 2020 movimentou mais de R$ 2 milhões em doações

Na edição de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de COVID-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2 milhões em doações on-line, com uma média de R$ 25 por doação. No total, mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.

No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação no dia 30 de novembro. Para assistir o vídeo da campanha do Dia de Doar, clique em https://youtu.be/OA6klxmy1lY

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

50.0%
28.2%
0%
5.1%
3.8%
2.6%
0%
1.3%
0%
1.3%
1.3%
5.1%
0%
0%
1.3%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp