JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/05/2019 às 19h34min - Atualizada em 07/05/2019 às 19h34min

Maio Amarelo: campanha busca conscientizar agentes de trânsito

Por : Elisabete Nogueira
Transalvador Palestra Maio Amarelo_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (4)

Na manhã desta terça-feira (7), os agentes da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) participaram da roda de discussão sobre a campanha Maio Amarelo. A palestra, ministrada pela especialista em Gestão de Trânsito, Miriam Bastos, teve como objetivo reforçar o entendimento dos profissionais sobre a importância da campanha para os agentes e condutores de veículos.

 

Dos assuntos abordados durante a palestra, a redução dos índices de acidentes no trânsito em Salvador foi o que mais chamou a atenção do agente de trânsito Antônio Alves Neco, 48 anos. Há 24 anos na função, o agente ressaltou a importância de perceber que as ações efetivas trazem melhoria na vida do cidadão. “Iniciativas como estas servem para que o ente público observe que o agente de trânsito precisa de investimentos para que, assim, possamos realizar nosso trabalho cada vez melhor”, pontuou.

 

O gerente de trânsito da pasta, Antônio Nery, chamou a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, que é uma tendência mundial. O gestor salientou o papel dos agentes nas campanhas. “Eles são as primeiras pessoas que o cidadão encontra na rua. Por isso, têm tem que estar orientados e saber como lidar com as pessoas no trânsito. Não basta apenas conhecer a legislação e cobrar – eles também são agentes de mudança, que podem multiplicar essas informações e, com isso, trazer uma melhor educação para que as pessoas compreendam a necessidade de transitar com segurança”, completou.

 

Campanha – Idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou em maio de 2011 a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, a campanha Maio Amarelo é coordenada em conjunto entre o poder público e a sociedade civil. Tem como principal objetivo conscientizar a população para a importância da atenção nas vias, além de mobilizar os cidadãos a engajar e praticar ações para que os índices de mortes e acidentes sejam reduzidos. O movimento conta com o apoio de diversos órgãos públicos e privados, entre eles o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

 

Aumento - O número de veículos em Salvador vem crescendo nos últimos anos. De janeiro de 2018 a abril de 2019, houve um aumento de 7.310 veículos na capital baiana. Os automóveis compõem a maioria da frota da cidade, com 66,5%, seguidos de motos (14,11%), utilitários (11.73%), caminhões (2,27%) e ônibus (1.44%).

 

Vivo na Moto - No dia 25 deste mês, a Transalvador irá realizar uma ação educativa voltada para motociclistas. Em parceria com o órgão, clubes de motos e empresas que trabalham com entregas serão alvo da ação. O evento, que levará o nome sugestivo de “VIVO na Moto”, será divido em sete partes, sendo realizada uma ação por mês até novembro. A primeira edição será na sede da Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe.

 

Próximos eventos:

 

Prefeitura-Bairro Cajazeiras – 29 de junho

Prefeitura-Bairro Pau da Lima – 27 de julho

Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano – 31 de agosto

Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga – 28 de setembro

Prefeitura-Bairro Cidade Baixa – 26 de outubro

Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves – 30 de novembro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp