JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
23/12/2021 às 19h02min - Atualizada em 24/12/2021 às 00h00min

Voe Ideias produz Natal no Palácio Avenida

Com o tema “O segredo das janelas, o Natal da esperança”, agência assumiu o desafio de tornar o espetáculo digital uma experiência única

SALA DA NOTÍCIA Denise Freitas
Marco Estrella / ATME Foto
Com um espetáculo lúdico e misturando o mundo real com ambientes virtuais, a 31ª edição do Natal do Bradesco no Palácio Avenida voltou a reunir, de forma segura, 51 crianças e adolescentes coralistas de instituições de acolhimento apoiadas pelo Programa Educação, do Bradesco. 

A Voe Ideias, agência de live marketing com unidades em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, buscou inspiração no conceito dos mundos virtuais do metaverso e usou a tecnologia para incluir novamente as crianças que sempre abrilhantaram as janelas do Palácio Avenida. “As crianças cantando nas janelas sempre foram a alma do Natal do Palácio Avenida. Nosso desafio, em tempos de pandemia, foi devolver o protagonismo do espetáculo a elas, mas, de forma segura. A forma que encontramos foi através do uso de tecnologias como a construção de ambientes virtuais e a inserção das crianças nestes cenários 3Ds”, afirma Fernando Ligório, CEO da Voe Ideias.

Por meio da unreal (tecnologia em tempo real), a agência criou um mundo virtual para contar uma história cativante e emocionante, inserindo as crianças sem tirá-las das instituições de acolhimento onde vivem, em Curitiba. Para isso, foram montados estúdios nos locais e a equipe captou o vídeo de cada criança em fundo chroma key e aplicou-o no cenário 3D das janelas. 

As crianças foram filmadas nas instituições, e suas vozes foram gravadas em um estúdio em Curitiba. Os artistas, por sua vez, tiveram imagens e vozes captadas em estúdios de São Paulo e Salvador.  “Foi uma logística bastante complexa por conta tanto da pandemia, que exigia uma série de protocolos sanitários, como do tamanho do projeto, que demandou diversas viagens da equipe. Para que pudéssemos gravar em segurança, sem ter que deslocar as crianças e os atores, tivemos que fazer diversas viagens para as três praças (Curitiba, São Paulo e Salvador), sempre com o cuidado de realizar testes PCR a cada nova incursão a instituições e aos estúdios”, conta Ligório.

A produção começou seis meses antes da data prevista para o evento. O objetivo era ter toda a parte conceitual e a animação virtual concluídas quando a gravação fosse iniciada. “Nos três dias de gravações em estúdio, o compositor, cantor, poeta e percussionista, Carlinhos Brown e o ator, cantor, dublador e guitarrista, Agyei Augusto, interpretaram o roteiro de modo que conseguiam ter o retorno visual deles no ambiente virtual em tempo real. Essa dinâmica foi possível por causa de sensores, câmeras tracking e câmeras virtuais”, explica o executivo.

Aproximadamente 30 profissionais – programadores, designers 3D, animadores 3D, VFX, colorizadores, diretores de cena e técnicos especialistas em tecnologia em tempo real – fizeram parte da produção.

O espetáculo
O enredo deste ano traz música, diversão e esperança de dias melhores para todos. A fantástica aventura é protagonizada por Pedro, um garoto sonhador e curioso, interpretado pelo ator mirim Agyei Augusto. Andando nas proximidades do Palácio Avenida, Pedro se depara com as ruas vazias e as janelas do edifício fechadas e logo questiona se o encanto do Natal está perdido para sempre.
 
Então, surge Brown, o guardião do Palácio Avenida, que convida Pedro para uma jornada inesquecível e revela ao menino os grandes segredos por trás das janelas, de onde as crianças coralistas cantam mensagens de esperança, ensinando que a chama do espírito de Natal se mantém acesa o ano inteiro.

Além de um repertório repleto de canções tradicionais, como “Noite Feliz” e “Vem Chegando o Natal”, outras letras inéditas como “A casa é sua” de Arnaldo Antunes e “Anjo da Guarda” dos Tribalistas, com arranjos preparados por Brown e o músico Camilo Carrara, surpreendem numa diversidade rítmica cheia de brasilidade, com mensagens de otimismo, felicidade, amizade e amor.

Realizado de forma on-line pelo segundo ano consecutivo, o Natal do Bradesco pode ser visto até o dia 18 de janeiro no YouTube do Bradesco e no do Teatro Bradesco, com recursos de acessibilidade de tradução em Libras e audiodescrição. 





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp