JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/02/2022 às 16h04min - Atualizada em 18/02/2022 às 16h04min

Pretas Por Salvador participam de ato contra o PL de Rui Costa que institui a privatização da Embasa.

O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (SINDAE-BA), que são contra o projeto que institui a abertura da Embasa para o capital privado.

Por Van Carvalho
Foto: Divulgação

A mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) esteve presente na manifestação que aconteceu nesta quarta-feira (16/02), em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a fim de barrar o Projeto de Lei nº 24.362/2021, encaminhado pelo governador Rui Costa ao Legislativo, que visa a privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). 


O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (SINDAE-BA), que são contra o projeto que institui a abertura da Embasa para o capital privado. Denunciando mais essa tentativa do governo em retirar os direitos da população, a co-vereadora da mandata, Laina Crisóstomo assemelhou a proposta de Rui a política do presidente Jair Bolsonaro, que tem em sua autoria o PL 4.162/2019 que facilita a privatização do saneamento básico. 


_“É importante que se diga que as várias experiências no Brasil e no mundo deram errado. Se a gente entende que água é um direito humano, como é possível privatizar? Saneamento básico, esgotamento, a gente sabe quantas pessoas acessam, isso tem a ver com racismo ambiental, com racismo estrutural e institucional. Nós precisamos, todos os dias, seguir combatendo e a gente pergunta: ‘Rui Costa, qual o interesse de você colocar esse projeto de privatização da Embasa como pauta urgente?’  ‘Como assim discussão única, sem Audiência Pública, sem discussão com as pessoas, sem ouvir os trabalhadores? Qual interesse disso?’”_, questionou a parlamentar. 


O ato em defesa da água e do saneamento básico do estado da Bahia reuniu, além da população, entidades sindicais que reforçam a insatisfação com a possível aprovação do projeto que, inclusive, seria votado durante Sessão Extraordinária nesta quarta, mas foi adiado devido à proporção do manifesto. Também presente no protesto, a co-vereadora Cleide Coutinho reforçou os malefícios que o PL traria a todos.  

_“Viemos para esse ato fundamental para luta na Bahia. Estamos aqui em movimentação, em apoio ao sindicato SINDAE e a todos e todas que estão construindo esse ato tão importante. A gente diz ‘não’ à privatização da água. A água é um bem de todos, um bem da humanidade, não podemos permitir que a Embasa seja privatizada. Tem um público-alvo que será atingido com o aumento da tarifa, além de todo processo incluso na privatização”_, afirmou ela.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp