JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
06/06/2019 às 15h36min - Atualizada em 07/06/2019 às 00h00min

Sociedades Médicas emitem alerta sobre vacinação contra sarampo

As Sociedades Brasileiras de Reumatologia (SBR), Infectologia (SBI), Imunização (SBIM) e GEDIIB (Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais) assinam a nota

DINO

As sociedades médicas de Reumatologia (SBR), de Infectologia (SBI), de Imunização (SBIM) e o GEDIIB (Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil) emitiram posicionamento conjunto acerca da vacinação contra sarampo, em vista do crescente número de casos no Brasil e no mundo e do início de campanha nacional marcada para 10 de junho. Entretanto, alertam as sociedades, a vacina tem contraindicações, não sendo recomendada para crianças menores de seis meses de idade, gestantes e pessoas em estado de imunossupressão.

"Como existem níveis diferentes de imunossupressão, estamos recomendando aos pacientes de doenças autoimunes que conversem com seus médicos sobre os benefícios e indicações da vacina", afirma Dra. Gecilmara Pileggi, coordenadora da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas, da SBR.

O documento conjunto aponta que nos primeiros três meses de 2019 o número global de casos de sarampo aumentou em 300% comparados ao mesmo período de 2018, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS). Todas as regiões do mundo registram aumento no número de casos da doença. Surtos atuais incluem 168 países de todos os continentes com mais de 170.000 casos confirmados. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) já confirmou, até o dia 16 de maio, 92 casos de sarampo distribuídos em sete estados: Amazonas, Roraima, Pará, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para mais informações sobre a nota das sociedades médicas, acesse https://www.reumatologia.org.br/noticias/sociedades-medicas-emitem-recomendacoes-sobre-vacinacao-contra-sarampo/

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, que completa 70 anos de atividades em 2019, é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com cerca de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantém assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações médico-científicas nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à AMB - Associação Médica Brasileira que, em 2018, outorgou à SBR certificado de boas práticas em gestão. Para mais informações, acesse www.reumatologia.org.br e siga suas ações, iniciativas e novidades pelo Facebook e Twitter.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90