JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/03/2022 às 14h51min - Atualizada em 07/03/2022 às 18h20min

Câncer colorretal é tema de campanha em março

O oncologista Ramon de Mello alerta que predisposição genética e hábitos não saudáveis contribuem para o desenvolvimento desse tumor

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
“Atividades físicas regulares, refeições regulares com frutas e legumes e consumir ao menos dois litros de água, bem como evitar produtos processados, são algumas orientações para a prevenção do câncer colorretal”, ressalta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

Esse tumor oncológico é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil, desconsiderando o câncer de pele não-melanoma, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Os especialistas também denominam essa doença como câncer de cólon e reto ou câncer do intestino grosso.

O oncologista explica que o câncer colorretal pode se desenvolver a partir de pólipos. “Eles podem ser lesões benignas que surgem na parede do cólon. Porém, alguns fatores podem fazer com que ele se reverta em tumor oncológico. Geralmente, são diagnosticados em pacientes com predisposição genética para a doença, bem como aqueles que não têm hábitos alimentares saudáveis”.

Consultor de câncer gastrointestinal da Escola Europeia de Oncologia (ESO) e da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), Ramon esclarece que os pacientes com esse tumor podem apresentar sintomas como presença de sangue nas fezes, bem como dor e cólica na barriga com mais de 30 dias de duração e alteração no ritmo intestinal: “A rápida perda de peso não intencional, anemia, cansaço e fraqueza também precisam ser investigados pelo especialista. Assim como qualquer outro tipo de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental para alcançar resultados positivos”.

Sobre Ramon Andrade de Mello
Pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra), Ramon Andrade de Mello tem doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).
 
O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 
Dr. Ramon de Mello é oncologista do Hospital 9 de Julho e da High Clinic Brazil, em São Paulo, SP.
Confira mais informações sobre o tema no site.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 98937-3503  
Marco Berringer – [email protected] 


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp