JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/03/2022 às 22h14min - Atualizada em 18/03/2022 às 22h14min

Natura Musical apresenta: Nara Couto e seu novo álbum, Retinta.

Projeto que chega através do Natura Musical é o disco de estreia da multifacetada artista baiana.

Por Van Carvalho
Foto: Divulgação


Embalado por uma linguagem pop, com um suingue que propõe muitos movimentos corporais, a cantora baiana Nara Couto estreia o novo álbum Retinta, abordando as afetividades como uma ferramenta política e de filosofia de vida. O disco chega hoje nas principais plataformas de música via selos Alá Comunicação e Natura Musical

Através de um olhar de uma mulher preta retinta, Nara Couto exalta sua ancestralidade e convoca todas as mulheres do seu clã a reconhecerem seu valor, que é historicamente negado pela sociedade. O disco traz relatos sobre afetividades nas mais variadas formas e já na faixa que abre e dá título ao disco, Nara mostra a que veio, ressignificando a expectativa sobre ser esta mulher. 

"Quis falar sobre como eu me sinto, potente, me amando, me autorizando a ser quem eu sou, a falar sobre afetos, não precisando ser a mulher que sempre está lutando e resistindo, sem precisar ser forte o tempo todo. É preciso nos defender e pontuar como somos vistas na sociedade, de forma excludente e tendo nossa beleza negada ", explicou. 

O álbum conta com participações de nomes como RDD, na faixa Tempo, que traz na composição o sentimento de estarmos ao lado de quem gostamos e o quanto esse tempo é especial. Já para a música Cura, que é uma composição em parceria com Marisol Mwaba e Eduardo Brechó, Nara traz a angolana Ary para um feat. "Essa canção fala sobre sermos nosso sol, nossa cura, com as misturas dos sotaques baiano e angolano e a junção das percussões criadas por Tiago Nunes e Luan Costa", destacou.

Com produção musical assinada por Nara Couto e Faustino Beats, Retinta traz de forma harmônica a soma dessas duas linguagens sonoras. Faustino Beats imprime neste trabalho todo o conhecimento de música eletrônica, urbana, do rap, com arranjos sofisticados, que se completam com a sonoridade de Nara, que vem dos tambores religiosos, da vivência com sons e ritmos de alguns países africanos e na forma de cantar, trazendo duas grandes inspirações, Sara Tavares e Sade Adu.

Retinta foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

Para Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding, a “Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço a diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena capazes de amplificar debates como a diversidade, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade”, afirma.

Sobre Natura Musica

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Ficha Técnica

Distribuição digital: Altafonte Brasil

Produção musical: Nara couto e Faustino Beats

Arranjo e Beats: Faustino Beats

Piano: Fabio Leandro

Guitarra: Felipe Guedes

Percussão: Tiago Nunes e Luan costa

Baixo: Felipe Pires

Direção, edição e tratamento de voz: Marcelo Diorio

Edição instrumental: Faustino Beats Mix e Master: Anderson Cunha

Studio: Edmila

Selo: Alá Comunicação e Natura Musical

Assessoria: Alá Comunicação

Produção: Maré Produções



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp