JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
19/06/2019 às 15h52min - Atualizada em 19/06/2019 às 15h52min

LUIZ GONZAGA.

Manda Brasa
Raimundo Jorge
LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO, nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912 na cidade de Exu,no Estado de Pernambuco,'Seo" LUIZ, como era carinhosamente chamado pelos íntimos,não era para ostentar o título de REI do BAIÃO,era para ser conhecido como PATRONO da MÚSICA NORDESTINA. Ganhou o apelido de LUA, dado por PAULO GRACINDO,quando cantava na Rádio Nacional,por PAULO GRACINDO ACHAR seu ROSTO ARREDONDADO e seu TIMBRE VOCAL FEIO.

LUIZ GONZAGA, é um MITO,um HERÓI dos ARTISTAS,um bravo,apesar de aos 16 (Dezesseis) anos, ter levado uma baita SURRA de sua MÃE, após se envolver com uma moça,filha de um CORONEL que jurou tirar sua vida,por ser de FAMÍLIA HUMILDE, e por ser destemido e ter enfrentado o pai da moça.

VIDA PELO MUNDO: LUIZ GONZAGA,mesmo menor de idade ingressou no Exército Brasileiro,apadrinhou um CEM NÚMEROS de ARTISTAS de DOMINGUINHOS, aos baianos do TRIO NORDESTINO,quando foram tentar a sorte no RIO de JANEIRO.

O que tinha de EMBIRRENTO, tinha de CORAÇÃO GENEROSO,amava ajudar os mais POBRES, LUIZ GONZAGA,jamais esqueceu suas origens,morreu aos 76 (Setenta e Seis) anos de idade,na cidade do Recife ,no dia 02 de Agosto de 1989 foi sepultado em sua terra natal. Nesta série,do www.jbnbahia.com.br você vai conhecer HISTÓRIAS dos ÍCONES do FORRÓ, através da crônica MANDA BRASA.

LUIZ GONZAGA,se eternizou como o REI do BAIÃO, até hoje,suas MÚSICAS são as MAIS TOCADAS. O REI do BAIÃO, o LUA,é um dos ÍCONES DO FORRÓ,também,é um ícone da MPB.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp