19/06/2019 às 16h07min - Atualizada em 19/06/2019 às 16h07min

TRIO NORDESTINO

Manda Brasa
Raimundo Jorge
O Trio Nordestino é um trio de forró iniciado em 1958 em Salvador, na Bahia.

O trio foi criado após a separação do grupo que acompanhava Luiz Gonzaga.



LINDOLFO BARBOSA,o gogó de ouro, do FORRÓ,carinhosamente conhecido como LINDU, era exímio SANFONEIRO e tinha uma VOZ de OURO, que encantava as PLATEIAS do BRASIL inteiro, ao lado de COBRINHA no TRIÂNGULO, CORONÉ no ZABUMBA e o TRIO NORDESTINO,esse nome foi batizado por DONA HELENA,ESPOSA de LUIZ GONZAGA.



Antes de acompanhar o REI do BAIÃO,o TRIO NORDESTINO, tocava nas lojas da BAIXA dos SAPATEIROS e da BARROQUINHA, na capital baiana. Ao chegar ao RIO de JANEIRO,o dono da Gravadora Copacabana,percebeu que LINDU,era um exímio produtor e lhe entregou o departamento de música nordestina.

O TRIO NORDESTINO, nunca negou sua origem de grupo baiano,aliás, no período junino,o TRIO NORDESTINO,fazia seu quartel general aqui na Bahia,para ser mais preciso no HOTEL PARIS, na RUA RUY BARBOSA,com certeza,eles tinham doces lembranças,vez que descendo a Rua RUY BARBOSA,está no pé da LADEIRA da PRAÇA,que faz esquina com a BAIXA dos SAPATEIROS e BARROQUINHA.

Dali, viajavam a Região Norte e Nordeste inteira. Lembrando, que outro baiano fez parte do TRIO NORDESTINO,foi o Cantor QUININHO de VALENTE,bem como CORONÉ era compadre de ADMILSON NASCIMENTO, era padrinho de minha sobrinha postiça,TAYNÁ.

Da formação original do TRIO NORDESTINO, ninguém mais está de corpo presente conosco,mas os FILHOS dos FUNDADORES do TRIO NORDESTINO estão na estrada. E para nós baianos é um orgulho muito grande ter um dos ÍCONES DO FORRÓ 100% BAIANO. Obrigado,TRIO NORDESTINO.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

46.2%
37.2%
0.7%
3.4%
3.4%
1.4%
0%
0.7%
0%
0.7%
0.7%
3.4%
0.7%
0%
1.4%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp