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26/06/2019 às 13h57min - Atualizada em 26/06/2019 às 14h03min

Quer trocar as medidas das rodas e pneus? Confira três dicas AutoZ para evitar erros e acidentes

A alteração pode ser feita observando certas regras, pois envolve a segurança do veículo e o Código Brasileiro de Trânsito prevê multa para quem descumprir as determinações

DINO
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tabela índice de carga e velocidade

Sonho de muitos é dar aquela personalizada no veículo. Rodas e pneus mais largos, carro rebaixado! Mas fique atento, alterações feitas sem o devido conhecimento podem interferir no comportamento dinâmico do carro, comprometendo a dirigibilidade. As próprias fábricas já oferecem para alguns modelos, opções de conjunto pneu/roda compatível com as características técnicas exigidas pelo veículo.

CUIDADO COM O DIÂMETRO DO PNEU
(distância do chão até o ponto mais alto)

Leandro Vanni, gerente de formação técnica comercial e inovação, da DPaschoal explica que na troca é preciso que o diâmetro final do conjunto roda/pneu tenha o mesmo diâmetro que o conjunto roda/pneu original. "No caso de pneus de automóveis, a tolerância máxima de diferença na medida é de 3% a mais ou a menos no diâmetro externo. Como exemplo se trocar uma roda aro 15 por outra aro 16, esta diferença dos diâmetros das rodas deverá ser compensada, utilizando pneus de perfil mais baixo", completa Vanni. Leandro reforça ainda que 3% pode parecer pouco, mas que sabendo "casar" pneu e roda é possível sair de um aro 13 e ir até mesmo para um aro 16.

Rodas e pneus fora dos 3% recomendados podem resultar em aumento do consumo de combustível e alterações no hodômetro e velocímetro. A mudança das medidas do conjunto pode afetar também o funcionamento do sistema ABS, alterando sua programação.

VOCÊ SABE A CAPACIDADE DE CARGA DO PNEU DE SEU CARRO?
(ele está intimamente atrelado à velocidade)

Todo pneu, possui um código numérico que indica a carga máxima de peso que um pneu pode suportar sob sua máxima pressão de calibragem, fala Vanni. Na troca os índices de carga e velocidade devem ter valores iguais ou maiores que os originais de fábrica, nunca menores. Leandro Vanni explica que essas informações estão gravadas nas laterais do componente e existe uma tabela que deve ser consultada para saber a referência. No caso deste exemplo o código é 94V, consultando a tabela vemos que ele suporta até 670kg e uma velocidade máxima de 240 km/h.

Rodar com pneus com capacidade de carga inferior ao recomendado ou mesmo com pressão insuficiente pode provocar sobrecarga ou superaquecimento. Esse fator somado a altas velocidades podem provocar danos irreparáveis aos novos pneus.

RELAÇÃO ENTRE LARGURA DE RODAS E DOS PNEUS
(A largura do pneu é medida em milímetros, de uma lateral a outra do pneu)

É preciso casar corretamente a largura das rodas e dos pneus. O código brasileiro de trânsito, diz que é proibido o conjunto ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Resumindo no momento da troca do pneu e roda além de respeitar a altura total do conjunto é importante observar a largura também. O indicado é sempre procurar um especialista que saiba se a largura do pneu é compatível com a roda, montagens irregulares podem provocar desgastes irregulares e até mesmo danos aos pneus.

Uma última orientação passada por Leandro Vanni é ao montar o novo conjunto pneu e roda no carro deve ser feito uma avaliação cuidadosa, se os mesmos não estão tocando em nenhum componente da lataria ou mesmo da suspensão, para isso vire o máximo possível o volante e também comprima a suspensão.

Em dúvida ainda??? Entre em nosso site www.autoz.com.br, procure nossos consultores que estão disponíveis para lhe orientar.



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