18/05/2022 às 16h16min - Atualizada em 18/05/2022 às 16h16min

Oficina de Palhaçaria Feminista on-line e gratuita está com inscrições abertas

A atividade é gratuita e acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio (Ilhéus) e de 31 de maio a 2 de junho (Itabuna), através da plataforma Zoom, unindo ativismo sensorial e político, mitologia, dinâmicas guiadas, canto, performance, encanteria e mais.

Por Van Carvalho
Fotos: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a oficina on-line de Palhaçaria Feminista, com a atriz Felícia de Castro, para mulheres de Ilhéus e Itabuna. A atividade é gratuita e acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio (Ilhéus) e de 31 de maio a 2 de junho (Itabuna), através da plataforma Zoom, unindo ativismo sensorial e político, mitologia, dinâmicas guiadas, canto, performance, encanteria e mais. As inscrições podem ser feitas on-line.


A oficina é um convite para descer às camadas mais profundas de si e adentrar a dimensão do riso sagrado, que desperta o prazer e a sexualidade de forma ampla; para acessar, através de experimentação cênica, do diálogo e de práticas mágicas, o Riso que Cura e Liberta.


“Nosso ato político é a coragem de encarar nossas profundezas, descolonizar o corpo - primeiro território - e ser quem somos em sua máxima potência. É uma atitude que subverte a ordem e pode renovar nossa base de relação e construção de um novo mundo. Assim eu encaro a palhaçaria feminista e a função sagrada do riso. O riso que liberta as emoções presas, afasta o medo, desperta o prazer e, assim, é subversivo”, enfatiza Felícia.


A atividade faz parte do projeto “Tudo que você precisa é amor”, que ainda contará a exibição do filme homônimo, baseado no espetáculo de Felícia de Castro. Em Ilhéus, a sessão aberta ao público acontecerá no dia 27 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Dilazenze (Av. Brasil, 740-822 - Bela Visão). Já em Itabuna, o filme será exibido no Ecoar – Espaço Colaborativo de Arte (Av. Cinquentenário, 344 – Centro), no dia 6 de junho, às 19h.


O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Circo 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


*SOBRE FELÍCIA DE CASTRO*


Felícia de Castro é artista, mulher negra e mãe. Há quase trinta anos, desenvolve um trabalho como performer e criadora, que tem sido reconhecido como despertador de caminhos, de reconexões e curas e disparador de processos de criação e de responsabilidade com a vida. Palhaça feminista, investiga o grotesco, o tragicômico, o riso, a sexualidade, o prazer e a palhaçaria sagrada, temas que a levaram à pesquisa de mitologias como a da Baubo e da Ancestralidade da Mulher Cômica. Tem como fundamento a arte-ritual e as culturas brasileiras e originárias. A dança butoh e a natureza influenciam completamente seu trabalho. É mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.


*SERVIÇO*

*OFICINA DE PALHAÇARIA FEMINISTA*


*ILHÉUS*

Inscrições: de 12 a 19/05

Link para inscrições: https://bit.ly/TQVPAIlheus

Quando: 24, 25 e 26/05 (dia 1 - 9h às 12 | dia 2 - 10h às 12h30 | dia 3 - 10h às 12h30)

Onde: on-line via Zoom

Quanto: gratuita


*ITABUNA*

Inscrições: de 18 a 26/05

Link para inscrições: https://bit.ly/TQVPAItabuna

Quando: 31/05, 01 e 02/06 (dia 1 - 9h as 12 | dia 2 - 10h às 12h30 | dia 3 - 10h às 12h30)

Onde: on-line via Zoom

Quanto: gratuita


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp