JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
19/05/2022 às 17h55min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h01min

Maio Roxo: qual a relação da Psicologia com as Doenças Inflamatórias Intestinais?

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa podem agravar com má saúde mental

SALA DA NOTÍCIA Anhanguera
Anhanguera
Divulgação
Entre as campanhas de conscientização em saúde ao longo do ano, o quinto mês do calendário marca o chamado Maio Roxo, que alerta para a prevenção e tratamento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Pesquisa mais recente realizada pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) com cerca de 3 mil entrevistados apontou que 78% deles eram afetados pelas doenças. 

Dito isso, as DIIs possuem várias consequências e é indicado ao paciente fazer um acompanhamento multiprofissional, incluindo a psicologia. O fator psicológico do ser humano já tem muitas relações com o organismo num geral e, especificamente para os pacientes de doenças inflamatórias intestinais, intestinos e cérebro estão num diálogo constante afetando a doença.

Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, profa. Cynthia Luz Yurgel, “existem evidências de que a ansiedade e a depressão pioram quando as doenças inflamatórias intestinais estão ativas, assim o estado psicoativo exerce influência direta nessas enfermidades. Se o emocional estiver abalado, pode acontecer recidiva de Crohn inativo, por exemplo. Outras situações como, a falta de compreensão da doença, a qualidade de vida afetada, o uso de medicação por tempo prolongado, dores e sangramentos podem ocasionar transformações químicas no cérebro causando ansiedade e, consequentemente, afetar o intestino.”

Além disso, pesquisas apresentam que pacientes com DIIs possuem maior chance de terem depressão do que a população em geral. Um artigo já publicado na Revista da Associação Médica Brasileira traz que há uma prevalência global de ansiedade e/ou depressão em cerca de 33% dos pacientes. Verificou-se, ainda, que os pacientes mais clinicamente enfermos apresentavam maior incidência de sintomas de ansiedade e/ou depressão do que aqueles que estão saudáveis, mesmo os que estão em remissão da doença. Outros estudos também documentaram maior incidência de sintomas depressivos e/ou ansiosos em portadores de DII, sendo que essa associação parece ser mais consistente na Retocolite Ulcerativa do que na Doença de Crohn1.

“É imprescindível que a pessoa que tem a doença receba acompanhamento profissional e suporte psicológico para entender a enfermidade e lidar com os problemas advindos dela, contribuindo assim para a melhora no tratamento médico. Sentir-se acolhido e compreendido como um ser único faz com que o paciente consiga lidar de forma equilibrada com seus conflitos e com a doença”, completa a psicóloga.

AS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
As doenças inflamatórias intestinais, mais conhecidas como DIIs, são doenças autoimunes, crônicas, não contagiosas e que dependem do tratamento para a qualidade de vida. 

Elas são divididas em dois tipos de inflamação constante do intestino: Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. A primeira afeta qualquer parte do trato digestório, podendo provocar lesões não contínuas do ânus até a boca. Já a Retocolite Ulcerativa afeta exclusivamente o intestino grosso e reto com lesões contínuas.

Estados mais avançados podem evoluir para a perfuração ou estreitamento do intestino e até manifestação oncológica das doenças e necessidade de cirurgia. Em casos ainda mais graves pode-se também chegar ao óbito. 

A profissional ainda indica que “o diagnóstico da doença é em média de cinco anos, por isso ao menor sinal de sintomas das doenças, é recomendado a busca por um médico especialista, gastroenterologista, para que o tratamento adequado seja prescrito”. A coordenadora lista as manifestações que podem afetar os pacientes:
•    Dor abdominal e febre;
•    Diarreia intensa e frequente;
•    Distensão abdominal, sangue ou muco nas fezes;
•    Falta de vitamina e a consequente queda de cabelo e perda de peso excessiva;
•    Manifestação em outras partes do corpo como inflamação nos olhos, nas articulações e na pele, hepatites e trombose;
•    Fraqueza e fadiga intensa.

Ela ainda indica que ter um estilo de vida ativo e saudável só ajuda, visto que o tratamento é efetivo no controle dos sintomas, uma vez que as doenças não têm cura. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante. 

1.    Oscilação do humor em pacientes com doença de Crohn: incidência e fatores associados. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.58 no.4 São Paulo July/Aug. 2012. Acesso em 19 de maio de 2021.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp