JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
24/05/2022 às 17h52min - Atualizada em 25/05/2022 às 00h01min

Pocket show marca início da nova edição do projeto Construindo Música na rede pública de Cubatão

Apresentação ao vivo no Youtube, dia 25 às 19h30, é aberta ao público e contará com uma seleção musical para divertir a criançada e toda a família

SALA DA NOTÍCIA Cristina Lins
Divulgação
 
Acessa aí o YouTube e aumenta o som que a festa vai começar! No próximo dia 25 de maio, a partir das 19h30, um pocket show aberto ao público marca o início da nova edição do projeto Construindo Música em Cubatão (SP). Durante a live, músicos educadores irão destacar uma seleção musical sob medida para mostrar que dá para divertir todo mundo e, ao mesmo tempo ensinar!
 
Iniciativa da Evoluir com o patrocínio da Braskem, traz a vivência musical como estratégia para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais dos alunos, envolvendo neste ano 40 educadores de diversas escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino, com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
 
“Alinhado aos campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular, o Construindo Música foi pensado justamente para promover a formação integral dos alunos, trazendo de maneira lúdica atividades baseadas na vivência musical para estimular habilidades essenciais como criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, colaborando ainda para enriquecer a interação com o ambiente escolar”, destaca Carla Costa, coordenadora do projeto na Evoluir.
 
No Construindo Música, os estudantes são convidados a fabricar e aprender a tocar instrumentos feitos com materiais do dia a dia e também a reconhecerem o som do próprio corpo. A reutilização dos materiais para confecção de instrumentos permite ainda abordar outros conceitos importantes, como consumo, gestão de resíduos e sustentabilidade.
 
Segundo a coordenadora do projeto na Evoluir, a dinâmica foi toda construída para possibilitar que as atividades sejam replicadas em sala de aula pelos professores de cada escola, potencializando seu caráter multiplicador e transformador. “Inclui também acompanhamentos pedagógicos híbridos e entregas de materiais de apoio, com uma formação com os educadores que contempla o total de nove encontros ao longo do ano, distribuídos em quatro módulos, sendo o primeiro uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e mais oito encontros que incluem tanto uma bagagem teórica importante como as sugestões de atividades práticas, como a construção em si de um instrumento musical”, aponta Carla. “Ao final do período, os educadores estão aptos a adotar essa metodologia com seus alunos”.
 
Para Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, continuar apoiando um projeto tão importante para comunidade reforça o posicionamento da companhia em contribuir para o desenvolvimento local das comunidades do entorno. “Estamos felizes de continuar fazendo parte do Construindo Música em Cubatão. Sabemos que a música transforma a vida das pessoas e que contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos alunos”, ressalta Tabarin.  
 
Todas as escolas participantes receberão um kit com materiais que embasam as atividades práticas com os alunos, além de exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto.

Serviço
Pocket Show Projeto Construindo Música 
Data: 25/05 (quarta-feira) 
Horário: 19h30 
Local: Youtube Evoluir - https://www.youtube.com/c/evoluir


Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp