JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
17/07/2019 às 15h13min - Atualizada em 17/07/2019 às 15h21min

Aparecida, a Terra da Padroeira do Brasil, é uma referência religiosa e cultural

Antiga Basílica de Nossa Senhora construída em 1888, de estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico pelo CONDEPHAT.

DINO
http://www.delvalle.tur.br

A história da cidade se confunde e se mistura com a história da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Teve início por volta de 1717, quando chegou à notícia que Dom Pedro Miguel de Almeida, governador de Minas Gerais e São Paulo, iria passar pela pequena Vila de Guaratinguetá. Entre outras providências, era necessário que pescadores da região trouxessem do Rio Paraíba tantos peixes quanto lhe caíssem na rede, a fim de prover o banquete, fornecendo alimento ao povo reunido e exibir ao ilustre visitante os recursos do pequeno vilarejo.

Mesmo não sendo uma boa época para a pesca, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso colocaram sua canoa no rio, pois era preciso obedecer à ordem. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, pararam e desanimados e abatidos pelo cansaço no Porto de Itaguaçu.

João Alves lançou então, mais uma vez suas redes nas águas. Desta vez, porém, sentiu algo pesado quando puxou as primeiras malhas. Era uma imagem sem cabeça, com anjos esculpidos ao redor dos pés. Espantado, João Alves lançou novamente a rede e o que veio à tona foi à cabeça da imagem que se ajustava perfeitamente a outra parte descoberta anteriormente. Daí em diante, os peixes chegaram à abundância para os três pescadores, que assim retornaram com a canoa cheia.

Durante os quinze anos seguintes, a imagem foi protegida por Felipe e sua família, que a levou para casa. Seu filho, Atanásio Pedroso, construiu um oratório para a Santa, que com o passar dos anos tornou-se pequeno em virtude do grande número de devotos que por ali passavam. Nesse rústico oratório se verificou que por várias vezes, repetidamente as velas se acendiam espontaneamente.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá, solicitou ao Bispo do Rio de Janeiro permissão para construir uma capela no Morro dos Coqueiros, inaugurada posteriormente, em 26 de junho de 1745.

Mas o número de fiéis aumentava cada vez mais e, em 1888, foi finalizada a construção de uma igreja, elevada a Basílica menor em 29 de abril de 1908. Vinte anos depois, em 17 de dezembro de 1928, Aparecida tornou-se município, emancipando-se de Guaratinguetá. E, no ano seguinte, Nossa Senhora foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil por determinação do Papa Pio IX. A construção da Nova Basílica foi iniciada em 1939.

A Basílica Nacional:

Antiga Basílica de Nossa Senhora construída em 1888, de estilo barroco, foi tombada como monumento de interesse histórico-religioso e arquitetônico pelo CONDEPHAT. O som de seus carrilhões emociona moradores e turistas; os sinos dobram as doze e dezoito horas. Aparecida é, com certeza, uma estância turística reconhecida como religiosa,mas e também uma estância turística cultural-recreativa.

Hospedagem:

Com aconchegantes apartamentos, área de lazer cercada de muito verde, o Valle Hotel oferece opções de hospedagem em apartamentos casal, duplos, triplos, quádruplos e suítes presidenciais, com tarifas bem acessíveis. O contato com a natureza que rodeia a propriedade é uma atração à parte. São 14.000m2 de grande beleza natural, com fácil acesso para a Rodovia Presidente Dutra.

A reserva pode ser feita através do site: www.delvalle.tur.br, inclusive podendo ser realizado o pagamento parcelado no cartão de crédito ou obter mais informações através do e-mail: [email protected].
Oferece condições especiais para as excursões.




Website: http://www.delvalle.tur.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp