JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/06/2022 às 17h56min - Atualizada em 08/06/2022 às 00h01min

Universo phygital exige adaptação das empresas para garantir competitividade

As tendências e soluções envolvendo as mudanças no hábito dos consumidores que estão transformando as cadeias produtivas e de serviços são o tema da conferência “.Futuro - Rio 2022”, evento online e gratuito, que reunirá os executivos dos principais segmentos, na quinta-feira (09/06), das 09h00 às 13h00, com exibição em uma plataforma exclusiva

SALA DA NOTÍCIA Angelo Sastre
Divulgação
 

O comportamento do consumidor está em constante transformação e o universo phygital está exigindo a adaptação das empresas para garantir a competitividade e os resultados em um mercado cada vez mais exigente e concorrido.

 

Antes, para comprar um produto, era obrigatório ir presencialmente a uma loja. Atualmente, com poucos cliques, o produto chega em sua casa. Com o avanço das tecnologias e aumento da conectividade, a compra e venda de produtos e serviços foi alterada. A partir dessas mudanças, as empresas foram desafiadas a atender a demanda digital e garantir a experiência do público. Essa transformação foi verificada por uma pesquisa da empresa de hospedagem de sites HostGator que concluiu que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença online durante a pandemia.

 

O mundo phygital

 

De acordo Xavier Leclerc, curador da conferência “.Futuro - Rio 2022,  a principal contribuição do evento será apresentar as perspectivas diante dos novos comportamentos causados pela transformação tecnológica, principalmente, nas empresas. 

 

“Viemos de uma mudança e revolução muito grande em pouco tempo. Agora é hora de discutir como ficará a relação entre as empresas, trabalhadores e consumidores com a tecnologia, refletindo como implantá-la e por quem, abordando a importância da tecnologia como necessária, mas não suficiente para a jornada phygital, que considera o equilíbrio com as  relações humanas”, avalia Xavier.

 

Na busca por um mindset de inovações, onde é preciso encontrar e criar para saber lidar com o novo, a  necessidade de integrar o mundo online e físico envolve a imersão cultural tecnológica, planejamento, validação, escala e viabilidade, entre outros atributos.

 

“Exsitem desafios e oportunidades para empresas e indivíduos dentro da transformação tecnológica que estamos vivendo. É preciso saber tirar proveito dessas tecnologias de forma a gerar a melhor experiência tanto para a empresa como para o público. Quem tiver a maior quantidade de dados e souber como utilizar de forma estratégica e assertiva ganha”, comenta Xavier. 

 

Hubs de inovação 

 

Um dos principais exemplos de mindset tecnológico é o projeto Hub Porto Maravalley, polo de startups e negócios de tecnologia e educação na Zona Portuária do Rio. Pensando no futuro digital, Rodrigo Stallone, CEO da Invest.Rio, e Tony Chalita, secretário Municipal de Governo e Integridade do Rio de Janeiro,  debaterão o Projeto Maravalley e outras plataformas tecnológicas como ferramenta de execução de políticas públicas na conferência “.Futuro - Rio 2022”.

 

“Aliando inovação, tecnologia e educação, o Porto Maravalley contará com o IMPA, que dá ênfase em projetos da área de matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.  O Maravalley vai trabalhar em parceria com o polo de educação. Vamos unir a melhor educação, os maiores investidores, os empreendedores mais cariocas e a tecnologia mais avançada na melhor cidade do mundo”, afirma Stallone. 

Já a experiência da Universidade Petrobras com o metaverso, que é outra aposta para as empresas que desejam conexão e diálogo com seu público. Na petroleira, a rede de mundos virtuais já é uma realidade aplicada e após reuniões formais online, o grupo se encontra no metaverso 2D, uma versão mais simplificada, e conversa sobre outros assuntos em cafés e parques digitais, de forma descontraída. Essa transformação digital,a  cultura data-driven e alguns fatores humanos que são fundamentais serão debatidos por Danielo Garbazza, gerente da Universidade Petrobrás, durante sua participação na conferência “.Futuro - Rio 2022”. 

“A universidade é um espaço e laboratório de inovações e  interações. Com o modelo híbrido, pensamos numa forma de juntar os alunos do presencial e do digital. Muitas vezes, criamos eventos dentro do metaverso e depois conversamos com o palestrante pelo mundo virtual”, comenta Garbazza.

Já Ariane Buzanello, líder da área de Produtos de Abastecimento da Ticket Log, marca do grupo Edenred, abordará os desafios da Mobilidade Urbana e como as soluções inovadoras, inclusive a inteligência artificial Ted pode ajudar os motoristas e os gestores de frotas.

“Com o apoio do Ted, a recomendação de melhores postos, preços e tempo de deslocamento e rotas pode ser comunicada diretamente ao motorista através do app. É exatamente a junção do mundo digital com o mundo físico”, diz Ariane.

 

Temas e palestras

 

O “.Futuro - Rio 2022” proporcionará uma jornada entre empresas de tecnologia, startups, empreendedores, pessoas da área acadêmica e artística. A programação  do evento contará com  espaços como “Master Classes”, onde autoridades no assunto farão explanações sobre os temas em alta que vão afetar o futuro das empresas, “Business Cases” que será dedicado à apresentação de empresas sobre soluções na resolução de desafios atuais em seus negócios, “Provocações”, que envolverá uma conversa com representantes de diversos segmentos em busca de responder e refletir sobre uma pergunta ainda sem resposta, e “Entrevistas” com a participação de executivos das grandes empresas e instituições de âmbito mundial que farão comentários sobre a aplicação da tecnologia de forma criativa em seus negócios. 

 

Serviço

.Futuro l Rio 2022 - 6ª edição

Data: Quinta-feira (9/06)

Horário: das 9h00 às 13h00 ao vivo - depois o conteúdo ficará disponível para consulta

Inscrições: https://linkr.bio/.futuro

Informações: https://evento.futurorio.com.br/

 

Sobre a .Futuro | Rio

As conferências .Futuro reúnem especialistas do ecossistema de inovação proporcionando um universo para o aperfeiçoamento profissional e para o networking de negócios. As edições, em média, têm 50% de C-level entre o público presente. A  6ª edição da conferência ONLINE .Futuro I Rio, que estará disponível a partir de 9 de junho de 2022, tem como tema a “Jornada Phygital” e pretende  discutir desafios e apontar oportunidades para empresas e pessoas físicas de todas as áreas e segmentos no cenário da transformação tecnológica na retomada do pós-pandemia. A edição de 2022 conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp