JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
24/07/2019 às 16h20min - Atualizada em 25/07/2019 às 00h00min

Homens que fizeram vasectomia ainda podem ser pais?

Especialista em reprodução humana esclarece uma dúvida comum entre homens que fizeram o procedimento e decidiram voltar atrás

DINO
https://www.clinicamae.med.br/

A  Vasectomia é realizada em pacientes do sexo masculino para evitar que eles possam ter filhos. É um procedimento previsto na lei do planejamento familiar para ajudar no controle da natalidade. O problema é que a dinâmica das relações conjugais no Brasil faz com que haja muitos casos de homens que desejam reverter o procedimento, principalmente entre aqueles que iniciaram uma nova relação e desejam ter filhos com a nova parceira.

A Vasectomia é uma intervenção em que o ducto deferente é ligado e seccionado. Trata-se do local no corpo masculino por onde os espermatozoides vão do testículo para a vagina, durante a ejaculação. Praticamente não se altera a quantidade de espermatozoides produzidos. Porém, estes não são mais liberados após o procedimento.

Após a realização da vasectomia é necessário saber que uma gravidez só será possível caso haja reversão do procedimento ou se o casal recorrer a métodos alternativos para ter o tão esperado filho. O Dr. Alfonso Massaguer, especialista em reprodução humana e diretor responsável pela clínica Mãe, explica como é possível que uma pessoa vasectomizada volte a ter filhos. "Em caso de vasectomia há duas opções. Ou se tenta reverter o canal que foi cortado e amarrado, corrigindo essa vasectomia através de uma cirurgia e aí buscando uma gravidez natural. Ou se faz uma fertilização in vitro. Por meio de uma agulha, uma mínima cirurgia, o médico tenta tirar o sêmen direto da bolsa escrotal", informa o ginecologista. Segundo ele, em laboratório esse sêmen é injetado num óvulo para tentar desenvolver a gestação, "a decisão entre um e outro procedimento depende do tempo em que o homem foi vasectomizado e se a mulher tem uma trompa e óvulo saudáveis", completa o especialista.


INFERTILIDADE MASCULINA


De acordo com o Dr. Alfonso, a infertilidade masculina é um problema que afeta milhões de homens ao redor do mundo e esse tipo de distúrbio representa quase 50% dos casos de casais que tem dificuldades em ter filhos.  "Graças aos avanços da medicina, hoje existem vários tratamentos para homens que sofrem de infertilidade masculina", acrescenta o médico. O ginecologista informa os fatores que podem gerar a infertilidade:


De pré-disposição genética, até hábitos nocivos, várias coisas podem gerar esse problema. Entre os mais comuns estão:


Dificuldade nas relações sexuais;

Tabagismo e alcoolismo;

DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis);

Trauma testicular;

Uso de drogas;

Baixa produção de espermatozoides;

Alteração na produção de sêmen entre outros.

Ainda existem outros fatores que podem influenciar na infertilidade masculina. Segundo o obstetra, a melhor maneira de evitar esse problema é prevenindo e consultando o médico regularmente.  "Muitos homens acabam sofrendo por anos com a infertilidade masculina pois tem receio de consultar um especialista. Entretanto, quanto antes o diagnóstico ser feito, mais chances de tratamento o paciente tem", alerta o Dr. Alfonso.



Website: https://www.clinicamae.med.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp