JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
27/06/2022 às 16h34min - Atualizada em 28/06/2022 às 18h40min

Peça clássica de Mauro Rasi, A Dama do Cerrado ganha nova montagem

Misturando humor escrachado com um thriller de jogos de poder, corrupção, drogas e sexo, A Dama do Cerrado satiriza os bastidores políticos de Brasília.

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://www.sympla.com.br/ | https://www.sampaingressos.com.br/
Foto: Jefferson Oliveira 

Foto: Jefferson Oliveira 

Mais fotos para divulgação neste link

 

A comédia de humor ácido A Dama do Cerrado, escrita em 1996 por Mauro Rasi (1949 - 2003) especialmente para a atriz Susana Vieira, é um dos textos notáveis do dramaturgo paulista. Além da premiada montagem com Susana Vieira, a peça também teve versão para os palcos com Eliane Giardini. Dessa vez, a história de Leda Florin será a primeira peça montada pela Cia Kikinico, criada por Benito Risi, que também está no elenco interpretando Fúlvio ao lado de Lia Oliveira (Leda Florin), Daniel Maschiari (Eládio) e Pat Albuquerque (Maria Celina Medeiros). A direção e adaptação são de Tom Dupim.

 

Misturando humor escrachado com um thriller de jogos de poder, corrupção, drogas e sexo, A Dama do Cerrado satiriza os bastidores políticos de Brasília. A ideia da companhia foi a de adaptar o texto de Rasi sem comprometer sua ideia original, mantendo nos personagens a mesma gênese e papel social previstos no texto de 1986.

 

No enredo, a ex-miss Goiás Leda Florin passa por um momento decadente de sua vida e vai até o salão de um antigo amigo e confidente, Fúlvio, para dar um up no visual. Sua ideia é subir novamente à rampa do Planalto para expor os negócios escusos e mazelas dos poderosos, principalmente daquele que a rejeitou após assumir um cargo de ministro. Seu ressentimento se soma ao desejo de vingança contra um ex-amante poderoso que garantia benefícios e regalias.

 

Neste encontro com Fúlvio, o cabeleireiro lhe confidencia sua vida solitária e conflituosa, inclusive seu romance com um soldado da guarda-presidencial e também seus próprios ressentimentos com as pessoas públicas da classe social que Leda pretende voltar a pertencer. 

 

"Ambientada na década de 80, o texto de Mauro Rasi é de uma atualidade impressionante e ainda hoje dialoga em grande estilo com o cenário político do país. Tom Dupim traz uma Leda Florin negra e empoderada, apesar de decadente, e um Fúlvio tão humano quanto vencedor, representando a volta por cima da comunidade LGBTQIA+", diz Benito Risi.

 

Com cenas ácidas e tragicômicas, a peça é uma reverência ao autor Mauro Rasi, que trouxe por meio desse texto uma forma original de dialogar com a população sobre os problemas sociais criados pela classe política quando esta prioriza o benefício próprio em vez do trabalho a favor do povo. 

 

A obra foi a escolhida para inaugurar a Cia Kikinico justamente pelo seu apelo público e relação imediata que causa com o público, dado que o contexto político da época ainda reverbera muito nos dias de hoje. A companhia é uma junção função de artistas formados nas oficinas de teatro de Nilton Travesso e de Wolf Maya.

 

Sinopse sugerida

A peça mistura o humor escrachado a um thriller de jogos de poder, corrupção, drogas e sexo. No enredo, acompanhamos a história de Leda Florim, ex miss Goiás, agora em fase decadente, que depois de 20 anos volta ao salão de cabeleireiro de um antigo amigo e confidente, para dar up no visual, pois pretende subir novamente a rampa do Planalto para expor as falcatruas dos poderosos de Brasília que a exploraram. Porém, entre os espelhos de um humilde salão, as vidas que ali se refletem podem se revelar tão cômicas quanto sórdidas.

 

Sobre a Cia Kikinico

A Cia Kikinico é um projeto independente dirigido por Benito Risi (Pseudônimo de Lucio Risi) e tem por objetivo principal transformar o projeto em uma companhia de pesquisa. produção teatral e cinematográfica, sendo A Dama do Cerrado o espetáculo de estreia da proposta companhia, tendo Benito Risi também à frente da produção. 

 

Ficha Técnica

A Dama do Cerrado

Texto livremente adaptado do original A Dama do Cerrado, de Mauro Rasi (1986)

 

Produção: Benito Risi (Cia Kikinico)

Texto: Mauro Rasi

Adaptação e direção: Tom Dupim

Elenco: Lia Oliveira (Leda Florin), Benito Risi (Fulvio), Daniel Maschiari (Eládio), Pat Albuquerque (Maria Celina Medeiros) e J. Adolpho (Eládio - Stand-in)

Preparação de atores: André Grecco 

Sonoplastia e operação de som: Samuel Gambini

Iluminação e operação de luz: Jean Marcel 

Cenografia: Jean Marcel, Benito Risi

Adereços: Cia Kikinico

Figurinos: Cia Kikinico

Arte e Design: Clarissa Eulali

Mídia Social: Helenice Pereira 

Fotografia: Renan Katayama, Jefferson Oliveira

Arranjo musical: Mauro Souza 

Digital Influencer: Bruna Aiiso 

 

Apoiadores

Oficina de Atores Nilton Travesso 

Permita-se Brechó

Polo Cultural Educação e Arte 

MonteSanto Semijóias

4let Homes 

Pas de Deux

SBAT São Paulo

Lohan Coiffure

 

Serviço

De 2 a 31 de julho de 2022, sábados, às 21h; e domingos, às 19h

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). À venda pela Sympla, Sampa Ingressos ou na bilheteria do Teatro Commune, que funciona 1 hora antes do início do espetáculo.

Local: Teatro Commune| Endereço: R. da Consolação, 1218 - Consolação

Capacidade: 84 lugares e 1 lugar para cadeirante

Duração: 90 min

Classificação indicativa: 14 anos

Telefones para contato: (11) 3476-0792 / 3476-8669 |(11) 98867-2218

Informações: E-mail | Instagram 

 

Assessoria de Imprensa - Pevi

Diogo Locci - assessoria@pevi56.com | 11 99906-0642

Angelina Colicchio - angelina@pevi56.com | 11 99299-2877


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp