JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/06/2022 às 17h55min - Atualizada em 29/06/2022 às 18h10min

"De-lírios", de Deborah Netto,  apresenta 32 pinturas com a técnica encáustica no Centro Cultural Correios RJ até 30 de julho.

A artista, uma das poucas no mundo a usar a técnica milenar,  'expressa o que vai na sua alma' com elementos da natureza e arabescos florais 

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Marcelo Wance
 
 
 
 
A artista plástica carioca Deborah Netto apresenta a exposição 'De-lírios', no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat,  produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

"De-lírios'' é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças.  A encáustica (do grego enkausticos, gravar a fogo) é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente. Essa técnica, apesar de antiga, é pouco utilizada, colocando Deborah Netto em destaque nas artes e na galeria de artistas do século XX, como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.



TEXTO CRÍTICO de Renata Costa


“O artista expressa o que vai na sua alma”.
Deborah Netto


 

"De-lírios" traduz a expressão da arte de Deborah Netto, criando um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e a representação das flores por meio dos arabescos florais de suas obras.

Os ensaios da mente da artista permitem que "De-lírios" surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente.

Fazendo uso da técnica encáustica a artista trilhou sua trajetória, fundindo cera aos pigmentos, criando “melanges” de cores que se integram a partir da ação do fogo. Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.

Pintura Encáustica vem da palavra “Encausticus” que significa pintura a fogo, misturando cera de abelha e resina damar, técnica remota desenvolvida pelos gregos desde o século V a.C, também utilizada pelos romanos e egípcios.

"De-lírios", ao que possa parecer, não tem qualquer relação com a alienação. Pelo contrário, aproxima-se da mais profunda forma de expressão meticulosa da artista, pelo contraste das cores fortes, que se misturam de forma suave criando tons de degradê mediante o processo alquímico do derretimento da cera e introdução dos pigmentos com o material ainda quente.

A artista faz alusão a elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, os quais convidam o espectador a mergulhar em seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

Renata Costa, artista plástica, arquiteta e urbanista.
 


SOBRE DEBORAH NETTO


Deborah Netto é artista plástica nascida na cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde jovem, a artista foi estimulada a apreciar o mundo da arte no ambiente familiar, tendo já naquela época começado a desenhar arabescos e pintar em aquarela.

O trabalho da artista passou por diversas fases e   técnicas, como aquarela e pintura acrílica, tendo se aprimorado ao longo dos anos, até chegar na pintura encáustica. Esta técnica, apesar de ser pouco difundida, é uma das mais remotas do mundo, mesclando diversos materiais e suportes sem estar presa a uma narrativa predeterminada.

Além da pintura, Deborah Netto desenvolveu trabalhos em escultura e joalheria autoral, tendo participado de inúmeras exposições e catálogos nessa área.

A artista participou de várias exposições Nacionais e Internacionais, como em Portugal, Japão,  Suíça, Alemanha, EUA, Finlândia entre outros. Deborah Netto representou individualmente o Brasil na “Art Expo Malaysia”, tendo sido convidada pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur. O trabalho da artista integra o acervo permanente do Itamaraty e de coleções  particulares em inúmeros países, tais como Espanha, França, Japão, Dubai, Portugal e Holanda.  

Em várias de suas obras, é possível observar linhas de arabescos que surgem das manchas de cor, padrões  florais e abstratos, cuja interpretação varia de acordo com o observador. O foco inicial é claro em ritmos  abstratos da cor que remete a uma natureza interior, dialogando com o imaginário do observador.  

Deborah Netto considera que “o artista expressa o que vai na sua alma”, revelando e transpondo por meio de  cores e formas os sentimentos que habitam dentro de si juntamente com o mundo intangível que nos cerca. Sua obra corrobora com a seguinte afirmação: "A alegria reside em pintar e explorar temas que sugerem um  contato estreito com a natureza das coisas e da alma, revelando-se através do resultado final de seu trabalho".

 
 
 
SOBRE A CURADORIA E PRODUÇÃO
 
Edson Cardoso é curador e proprietário da Ava Galleria, em Helsinki (Finlândia), tendo organizado diversas exposições e bienais nacionais e internacionais no Brasil, Japão, França, Alemanha, Portugal e EUA.


Marcelo Duprat é curador, artista plástico, professor de pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Pintura pela Universidade de Lisboa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, história e crítica da arte, análise da composição e teorias da forma.



Renata Costa é produtora, artista plástica, arquiteta e urbanista, tendo participado de várias exposições no Brasil, tendo recebido mérito artístico no Luxemburg Art Prize 2021, prêmio de destaque na 5ª. Bela Bienal Europeia e Latino-americana de Arte Contemporânea, finalista do International Art Award 2022-Miami/EUA, dentre outros.
 

SERVIÇO
 
 
Exposição: "De-lírios"
Artista: Deborah Netto
Instagram @deborahnetto.pinturas
Curadoria: Edson Cardoso e Marcelo Duprat
Instagram: @cardosoedson_ava @marceloduprat555
Produção: Renata Costa
Instagram: @renatacosta_art
Visitação: até 30 de julho de 2022
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ - térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Tel: (21) 2253-1580
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Apoio:  ICELA - Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/ Paula Ramagem Comunicação/  Arte Vida Arte / Ava Galleria / Alavancart / Centro Cultural Correios 
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp