JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
06/07/2022 às 11h38min - Atualizada em 06/07/2022 às 11h50min

Santa Catarina é responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros

O estado, considerado o principal polo náutico do país, exportou em 2021 mais de 15,5 milhões de dólares em embarcações.Os Estados Unidos foram o principal destino, responsável por mais de 9,8 milhões de dólares do montante. Setor estará reunido em Santa Catarina, de 7 a 10 de julho, na maior feira náutica do sul do país.

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
Divulgação
Julho, 2022 - Em 2021, Santa Catarina se consolidou como maior polo náutico brasileiro e foi responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros. No total, o país exportou mais de 16,6 milhões de dólares de janeiro a dezembro do ano passado. Este ano, até o mês de maio, foram exportados 7,8 milhões de dólares, o que representa um crescimento de quase 50%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia.  De 7 a 10 de julho, os principais estaleiros nacionais e internacionais estarão reunidos em Itajaí, no litoral norte catarinense, para participar do maior evento náutico do sul do país, o Salão Náutico Marina Itajaí.

“Os principais estaleiros do país estão sediados em Itajaí e vários fatores contribuíram para a cidade se tornar referência no setor. Mão de obra qualificada e  incentivos fiscais, estão entre os fatores que atraíram estaleiros de outros estados e até de outros países a instalarem seus parques fabris aqui. Outro fator é a facilidade de escoamento da produção. No caso dos estaleiros itajaienses, eles têm fácil acesso aos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá”, comenta Jonas Pelegrini, CEO da BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos.

Entre os principais países de destino dos barcos catarinenses, os Estados Unidos estão no topo da lista, sendo responsável por quase 60% das exportações feitas em 2021. No total, mais de 9,8 milhões de barcos foram vendidos para os americanos. Na sequência, três países também aparecem como principais compradores: Paraguai, Austrália e França.

Setor estará reunido em Itajaí
O maior Salão Náutico do Sul do país será realizado de 7 a 10 de julho na Marina Itajaí, em Santa Catarina. A presença de estaleiros nacionais e internacionais, entre eles, os maiores fabricantes de iates de luxo do mundo ,já está confirmada, entre eles as italianas Azimut Yachts e Ferretti Yachts e as nacionais Intermarine e Fibrafort. A expectativa, segundo a organização do evento, é gerar mais de R$ 60 milhões em negócios durante os quatro dias da feira, além de contatos comerciais.

“Durante as primeiras quatro edições do Salão Náutico Marina Itajaí, ao todo, foram gerados mais de R$ 200 milhões de negócios e um público de cerca de 40 mil visitantes. Isso demonstra a força da náutica contribuindo para o desenvolvimento da economia local e nacional. Após dois anos que não foi possível a viabilização do evento, por conta das restrições necessárias com a pandemia, retomamos a feira e temos certeza que será um sucesso”, afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí e realizador do evento.

AGENDE-SE
O quê:
V Salão Náutico Marina Itajaí
Quando:
Dia 7 de julho (quinta-feira) das 16h às 20h
Dia 8 e 9 de julho (sexta-feira e sábado) das 11h às 21h
Dia 10 de julho (domingo) das 11h às 20h
Onde: Marina Itajaí - Av. Carlos Eli Castro, 100, Centro - Itajaí - Santa Catarina.
Mais informações e ingressos: https://bit.ly/salaonautico2022   


Sobre o Salão Náutico Marina Itajaí
O V Salão Náutico Marina Itajaí é uma realização da Marina Itajaí e tem como patrocinador a BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos. As mídias apoiadoras do evento são a ND+, Record News SC e a Náutica. O evento ainda conta com apoio da Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo, do Porto de Itajaí, da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) e do Itajaí Convention & Visitors Bureau.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp