JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
31/07/2019 às 18h52min - Atualizada em 01/08/2019 às 00h00min

Atleta paralímpica passa por Check Up bucal oferecido pela Audace Odontologia

Objetivo é prevenir problemas como cáries e inflamações e ajudar no desempenho nas piscinas

DINO
https://audacesaude.com.br/

Quem olha um atleta de alto rendimento ou o vê participando de provas e competições - seja ela individual ou coletiva - supõe que aquela pessoa esbanja energia e saúde. Teoricamente, esta deveria ser a lógica. A parte física pode estar perfeita, mas um pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido pode colocar em risco anos de disciplinas e treinamentos e afetar os resultados: a falta de cuidado com a saúde bucal.

A dieta e o treinamento intenso dos atletas podem elevar o risco de desenvolvimento de problemas bucais. Para manter a performance, os atletas muitas vezes recorrem às dietas ricas em carboidratos, além de bebidas energéticas ricas em açúcar, que contribuem para o desenvolvimento de cárie e erosão ácida dos dentes.

Uma pesquisa da Universidade College London nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 concluiu que 18% dos atletas disseram que sua saúde bucal teve um impacto negativo sobre o seu desempenho e 46,5% não tinham ido ao dentista no ano passado.

Por se tratar de um problema mais comum do que se imagina, a Audace Odontologia Preventiva desenvolveu um programa de saúde direcionado exclusivamente para a área esportiva. A proposta é disseminar conhecimento sobre o assunto e levar a prevenção para quem pratica atividades físicas, seja ele um atleta de alto rendimento ou esportistas focados somente na saúde e bem-estar.

Dentro deste propósito, a Audace odontologia Preventiva, de Campinas, iniciou um programa junto a alunos da Academia Hydro Center para realizar um Check Upem atletas paralímpicos que treinam na academia. A primeira ação foi realizada com a atleta com deficiência visual Gisele Pacheco, da equipe de natação da Associação Paralímpica de Campinas (APC). "A ideia e expandir este trabalho para outros atletas da entidade que treinam na academia", conta o diretor e gestor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela.

Gisele passou por um exame bucal preciso e preventivo, onde foi empregada tecnologia de imagem em alta definição de detalhes para antecipar possíveis problemas bucais silenciosos, como um início de carie, uma restauração com uma trinca/fratura, mancha ou inflamações na gengiva, que possam prejudicar o seu desempenho durante as competições e nos treinamentos.

Segundo Rela, escolas públicas e particulares, academias de ginástica, clubes e empresas podem disponibilizar este trabalho preventivo para seus alunos e atletas. "A Audace oferece palestras com o tema "Prevenindo hoje para sorrir sempre", realizadas no local e a partir daí desenvolvemos planos específicos para realização de check up e prevenção", conta. Rela alerta que para ir até o clube, escola ou empresas é necessário um mínimo de dez alunos ou atletas.



Website: https://audacesaude.com.br/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp