JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
05/08/2019 às 12h31min - Atualizada em 05/08/2019 às 12h42min

Fisioterapia: união entre escola e clínicas privadas revolucionam atendimento e promovem pesquisa

Profissionais que atuam na saúde precisam estar em constante atualização e aprimoramento. Em função disso, a parceria entre o ensino pelas escolas e o atendimento prático nas clínicas contribui para o desenvolvimento de melhores condições para a formação e crescimento profissional. O ensino, pesquisa e extensão são um ótimo ponto de partida para construir novos projetos e contribuir com desenvolvimento de qualquer equipe de trabalho.

DINO
http://www.ebrafim.com
Dr. Bruno Moreno e alunos de Osteopatia, em clínica de Adamantina.

O século XXI assiste ao surgimento de novas tecnologias disponibilizadas à saúde, ao aumento da expectativa de vida e inclusive ao desejo do envelhecimento com qualidade. Esses fatores exigem dos profissionais que atuam nesse segmento constante atualização e aprimoramento.  Isso tem se tornado essencial, principalmente na área da Fisioterapia.

Em função disso o ensino das teorias e técnicas pelas escolas e o atendimento prático nas clínicas vem se tornando a parceria ideal ao desenvolvimento das condições para a formação desse profissional, aliado ao atendimento efetivo da população.

Um exemplo é a parceria estabelecida entre uma Clínica de Fisioterapia na cidade de Adamantina/SP, o espaço Rock Your Life Fisioterapia e Fitness (www.rockyourlifefitness.com.br) e uma Escola de cursos de Formação na área de Fisioterapia, que atua em nível nacional, a EBRAFIM (www.ebrafim.com). Essa sinergia poderá transformar a forma de atender pacientes e de realizar curso de Formação Profissional.

O ensino ligado a área de atendimentos clínicos permite criar ambientes de discussão e contribui para a atualização profissional, por outro lado a Clínica ligada ao ensino permite aos alunos desenvolverem de forma prática, o que foi aprendido em sala de aula.

Para o Professor Dr. Bruno Moreno, coordenador de cursos da EBRAFIM o ambiente da clínica é excelente para o desenvolvimento do ensino em Fisioterapia, pois a excelente infraestrutura permite vislumbrar vários projetos futuros de pesquisa e extensão. Segundo ele, as perspectivas que se abrem são tão boas, que já foram desenvolvidas reuniões clínicas entre alunos, professores e o Fisioterapeuta responsável pela Rock Your Life e já existe uma autorização da Secretaria de Saúde da cidade, para realizar atendimentos gratuitos a pessoas carentes, em formato de estágio.

Um modelo de trabalho parecido já acontece em São José do Rio Preto/SP, em parceria com a Clínica de Fisioterapia CEFIS (www.fisiocefis.com.br). Nesta cidade, os alunos estudam, observam atendimentos com profissionais da clínica escola, acompanham cirurgias, fazem estágios e pesquisa. Os atendimentos realizados na rede pública já são cadastrados pelo município entre as Práticas integrativas em saúde e só no ano passado foram publicados quatro artigos científicos em Revistas da área.

Guilherme Fonseca, osteopata e coordenador do espaço Rock Your Life, diz que essa parceria vem de encontro aos objetivos iniciais da clínica, que é proporcionar às pessoas melhor qualidade de vida. “Podemos agregar recursos, tecnologia e conhecimento. Além disso, poderemos abrir nossas portas para receber pacientes que não tenham condições financeiras para bancar um atendimento particular. Isso é extremamente gratificante”, comenta.

Novas ideias e projetos de trabalho se multiplicam a cada novo encontro, pois no seguimento da saúde e educação, o ensino, pesquisa e extensão são um ótimo ponto de partida para construir novos projetos e contribuir com desenvolvimento da equipe de trabalho. Quem mais se beneficia com isso são os pacientes e alunos envolvidos pelos frutos deste tipo de parceria.



Website: http://www.ebrafim.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp